sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O mito da caverna de Platão por Ana S. Dunlop


“Meu nome é Maria da Silva e essa é minha história...

        Todos os dias a minha rotina é a mesma, acordo, tomo meu café e ligo a TV pra ver o programa da Ana Maria Braga. Adoro o louro José, ele sempre me faz rir! E a Ana Maria sempre tem uma mensagem de alegre e de paz, já começo meu dia muito bem!

     Durante o dia eu faço meus trabalhos domésticos, sempre com a TV ligada. Assisto todos os programas da TV Globo, inclusive os desenhos animados... Ah, quase todos os programas! Não gosto dos jornais, só passa desgraça e porque eu vou estragar meu dia?

    Novela? Assisto todas desde garota, lembro de todas! Poderia ganhar prêmios nesses programas de perguntas e respostas sobre novelas. Aliás, o nome da minha filha é Clarinha por causa da protagonista da última novela das 20h. Ela sim era uma heroína e quero que minha filha seja igualzinha a ela, por isso escolhi o nome. Alguém que consegue reerguer uma empresa falida, mandar a vilã pro manicômio e casar com o cara mais bonito e rico da cidade só pode ser iluminada! Que exemplo!


    Assisto os filmes da tarde, mas só se forem comédia ou romance. Se que quisesse ver tragédia, assistia o Jornal Nacional... E por falar nisso, não vou mentir que eu assinto só o finalzinho, o último bloco pois fala de esportes e eu não poderia deixar de ter notícias sobre o meu Corinthians! E timão que nunca me deixa na mão! Deixo de fazer tudo em casa só pra ver o meu timão jogar... Mas eu estava falando sobre o Jornal Nacional, não é? Além de saber sobre o meu time, eu adoro dar boa noite pro Willian Bonner todos os dias!


    Mas não ache que eu sou uma pessoa desinformada, não mesmo! Assisto ao Globo Repórter todas as sextas feiras, sei tudo sobre florestas, animais e vida saudável! Sei até sobre medicina chinesa e os benefícios pra saúde, porque o Globo Repórter já falou sobre isso em uns 4 ou 5 programas diferentes, aí a gente grava na mente, né?


    Normalmente eu me deito antes do Jornal das 10, porque não gosto de ver tragédia (eu já falei isso, não é mesmo?) A gente já tem tanto problema na vida, conta pra pagar, filho doente, pra que vou arranjar mais cabelos brancos? Quando quero ver o Jô Soares, é só abaixar o volume da TV e tirar um cochilo durante o jornal.

      Essa é a minha vida há anos, não conseguiria viver sem minha televisão! Não preciso de mais nada pra ser feliz! Um dia desses eu estava na casa da vizinha do 403 batendo um papo e o filho dela, o Pedrinho, que estava muito atento a nossa conversa, me perguntou se eu não lia livros, eu respondi que não tinha tempo e que além disso, as novelas já tem histórias interessantes o suficiente pra me distrair...

    Aliás, esse rapaz,o Pedrinho,O filho da vizinha do 403, sabe? É um rapaz muito estranho. Ele tá sempre com um livro na mão, sempre com uma conversa torta sobre direitos dos cidadãos, sobre políticos, sobre sistema de saúde, uns papos chatos, umas palavras difíceis... Vai ver é por isso que eu nunca vi ele com uma namorada, tão bonito e tão esquisito! Deve ser gay!

    Esses dias mesmo ele veio me perguntar em quem eu vou votar pra Prefeito da cidade e eu respondi que votarei no prefeito atual, porque é tudo a mesma coisa, só tem ladrão mesmo e ladrão por ladrão eu voto em um que já é conhecido, né? Pra falar a verdade, quando tem horário eleitoral eu desligo a televisão e coloco meu CD do “samba de primeira” que é muito mais divertido pra passar o tempo e chegar rápido a hora da novela!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário