sexta-feira, 27 de julho de 2012

Carnívoro -> Onívoro -> Vegetariano -> Vegano

Acho legal falar sobre isso, porque existe hoje em dia uma grande vertente "pro-vegana", principalmente quem trabalha com proteção animal. Pra não falar besteira, eu pesquisei sites e artigos falando sobre alimentação, saúde e desenvolvimento cerebral e darei minha opinião com relação a isso tudo.

GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE É A MINHA OPINIÃO PESSOAL BASEADA NAS COISAS QUE LI E INTERPRETEI! Ninguém é obrigado a concordar!

Recentemente um grupo de cientistas americanos afirmaram que animais tem consciência, sentimentos, sofrem e etc, coisa que todo mundo que tem contato com animais tá careca de saber, mas acho que a ciência sempre tapou esse sol com a peneira, com o fim de usar cobaias em testes e pesquisas, sem ter "dor na consciência" de estar torturando seres "conscientes".

Mamíferos, aves e até o polvo sentem dor, medo, sofrem, sentem felicidade. Isso levantou uma discussão polêmica sobre a alimentação carnívora e a necessidade de matar animais "agora oficialmente conscientes" pra consumo de sua carne.

Falando sobre natureza, animais onívoros e carnívoros caçam e matam outros animais, pois necessitam da carne pra manter a sustentação de seus corpos. Bem, o homem é um mamífero onívoro e biologicamente também tem necessidade do consumo de proteínas, vitaminas e fibras pra manter seu corpo funcionando.

Se você fizer uma pesquisa no Google sobre alimentação saudável, irá aparecer inúmeros sites defendendo o veganismo (ou vegetarianismo), outros tantos falando sobre nutrição e necessidade do consumo de proteína animal, cada um com seu ponto de vista bem explicado e baseado em estudos, pesquisas ou experiencia própria e, sem sombra de dúvidas, TODOS tem razão!
Porém o que os sites que defendem o consumo de carne (Embrapa, por exemplo... Hmm, pq será?) ou a total abstinência de qualquer fonte de proteína animal, não atentam pro mais importante: O que o nosso corpo REALMENTE necessita.

A carne vermelha é a melhor fonte de proteínas e ferro encontrada na natureza, porém junto com todos os nutrientes bons, tem uma grande quantidade de toxinas e gorduras trans, responsáveis pela causa de inúmeras doenças, como infarto, AVC, câncer e etc.
O consumo de carne foi essencial pra evolução do homem na época das cavernas, tanto como fonte de energia rápida e fácil, como pro desenvolvimento cerebral.
Houve uma vertente dos nossos ancestrais das cavernas que era essencialmente vegetariana e se extinguiu, pois o consumo de vegetais, por mais que não fosse escasso, não era suficiente pra prover a energia necessária e nem o desenvolvimento cerebral.


Com a evolução, nos tornamos ONÍVOROS. Nosso aparelho digestivo é adaptado para o consumo de carne e vegetais, todos em suas devidas proporções. Mas afinal de contas, a proteína que necessitamos pro bom funcionamento do nossos corpo essencialmente deve ser de origem animal? NÃO!
O Homo sapiens sp é o animal que possui o maior gasto de energia pra manter o corpo funcionando,  precisamos de proteínas e aminoácidos essenciais pra ter a energia necessária pra essa manutenção, porém esses aminoácidos essenciais só podem ser adquiridos através da ingestão de alimentos e a forma mais fácil (porém tb mais prejudicial) é a proteína de origem animal. A maioria dos vegetais não possuem esses aminoácidos essenciais, porém com as pesquisas foram descobertas combinações de vegetais, cereais e frutas secas que substituem muito bem essa necessidade proteica humana.

Opa, peraí... Quer dizer que seguindo uma alimentação essencialmente vegetal, nós conseguimos encontrar os aminoácidos necessários pra produção de energia suficiente pro bem estar corporal? A resposta é SIM!

Mas então surgem 2 novas perguntas: Isso quer dizer que nós conseguimos encontrar TODOS os nutrientes necessários (proteínas, vitaminas, aminoácidos e fibras) nos vegetais?
E se isso for possível, essa dieta "Vegana" é de fácil acesso a todas as pessoas de todas as regiões do planeta?

A resposta eu vou deixar pro próximo post porque o assunto é longo e vou dividir pra não ficar chato de ler, ok? Não percam o próximo capítulo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário