Aonde eu parei?... Ah sim...
As 2 perguntas que eu fiz no post anterior: Isso quer dizer que nós conseguimos encontrar TODOS os nutrientes necessários (proteínas, vitaminas, aminoácidos e fibras) nos vegetais?
E se isso for possível, essa dieta "Vegana" é de fácil acesso a todas as pessoas de todas as regiões do planeta?
A respostas pras 2 é NÃO!
Existe uma vitamina que foi a grande responsável pela evolução e ainda é responsavel pela manutenção dos nossos neurônios e bainha de mielina, que é a "cobalamina", também conhecida como vitamina B12. Essa vitamina, na sua forma funcional, é encontrada SOMENTE na proteína animal.
"A soja e seus derivados também possuem a cobalamina em sua constituição porém como um análogo inativo de vitamina B12 e portanto inapropriado a digestão humana. Plantas não sintetizam nem armazenam vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana. A vitamina B12 apenas existe nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, o que é mais comum em criações orgânicas, mesmo assim, a quantidade de B12 nessa plantas cultivadas de forma orgânica é insignificante para as necessidades humanas".
A deficiência de vitamina B12 no organismo produz sérios problemas:
"A vitamina B12 é necessária para a formação de células vermelhas do sangue bom, a função neurológica e síntese de DNA. Sua deficiência pode provocar anemia perniciosa, cujos sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais se não houver tratamento; fraqueza; convulsões e dano irreversível no tecido parietal gástrico. Os principais sintomas são: anemia megaloblástica, fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e perda de peso. A deficiência, quando se inicia, traz prejuízos para a cognição, levando a queixas de dificuldade de concentração, memória e atenção. Ocorre também formigamentos nas pernas e redução da propriocepção. Em casos avançados, leva à confusão mental, torpor e até o coma."
Mas eu preciso comer carne pra conseguir a quantidade necessária de vitamina B12? NÃO! Mas precisa ter uma fonte alimentar de proteína animal, que pode ser no consumo de ovos e leite.
Além disso, o consumo de leite ajuda a evitar doenças ósseas bem comuns às pessoas que optaram por deixar de comer carne.
Ser ovo-lacto vegetariano é possível e é saudável, contanto que tenha a orientação de um nutricionista!
A TOTAL AUSÊNCIA DE PROTEÍNA ANIMAL NA ALIMENTAÇÃO (veganismo) NÃO É SAUDÁVEL!
Falando sobre acessibilidade, uma dieta desprovida de carne não é simples, precisa-se de uma grande quantidade e variedade de frutas, verduras, legumes, cereais, frutas secas e oleoginosas, das quais muitas pessoas que moram em lugares ermos, com terra (e temperatura) de difícil cultivo, de baixa renda e vários fatores sócio-ambientais que impede que a pessoa tenha acesso a essa alimentação sem carne de forma saudável, portanto, para essas pessoas a fonte mais fácil (e vital) de se alimentar ainda é o consumo de carne.
Falando do aspecto moral do consumo de carne, ovos e leite, que seria a criação dos animais. As grandes corporações criam de forma cruel aves e suínos para o abate. Em geral são criados presos, no caso de aves os bicos são cordados para que elas não se firam com o estresse e suas patas ficam atrofiadas. O gado é criado solto, porém a devastação ambiental para criação de bovinos é gigante, fora a plantação de soja e milho transgênicos, aonde grande parte é revertido para alimentação desse gado.
Os animais, além do estresse, são submetidos a hormônios, antibióticos, medicamentos e depois de abatidos, a soluções de NaCl para que o "peso" da carne aumente. O abate normalmente é cruel, o animal sofre e despeja adrenalina na corrente sanguínea e músculos, fazendo que além do hormônio, NaCl, antibióticos e demais medicações, também ingerimos toxinas animais causadas pelo estresse e sofrimento do abate.
Pra produção de leite, geralmente as grandes empresas fazem com que as vacas engravidem repetidas vezes (principalmente através de inseminação artificial), para aumentar a produção de leite, porém com o passar dos anos as vacas que são engravidadas repetidas vezes ficam mais fracas e os inúmeros bezerros que são gerados, não tem valor para a industria leiteira e são vendidos pra abate (vitela).
Galinhas são presas pelas patas e entupidas de hormônios para que comecem a colocar ovos mais cedo e haja maior postura durante seu período útil.
O Veganismo se justifica se for levar em consideração o bem estar animal, ou seja, o idealismo pela causa, mas NUNCA se o ponto de vista é a saúde.
Porém há uma solução ótima e possível (para quem mora em área rural ou centros urbanos) caso a pessoa leve em consideração o bem estar animal e deseje parar de comer carne. Existem cooperativas e pequenos produtores que criam animais pensando no bem estar, ou seja, soltos, livres de hormônios, medicamentos e etc, com alimentação natural (muitas vezes produzida no próprio sítio) e respeitando o tempo de vida de cada animal, assim como a "maternidade", além do abate ser dessensibilizado (o animal está inconsciente ao ser abatido, logo não sofre). Essas cooperativas e pequenos produtores também fazem o plantio de vegetais orgânicos, livres de agrotóxico e quaisquer químicas nocivas.
Aves postam ovos independente da presença de um macho, esses ovos são inférteis e portanto não há "vida" para ser consumida e continua tendo as proteínas necessárias para o corpo humano.
As vacas foram geneticamente modificadas com o passar dos séculos e hoje em dia produzem 10 vezes mais leite do que um bezerro necessita, sendo assim pode-se ter uma boa quantidade de leite, sem prejudicar a alimentação do bezerro e nem a necessidade de haver inseminações sucessivas. Tirar leite não MATA o animal.
No mercado já há opções de ovos, leite e carne de criadores que respeitam o bem estar animal (tem um selinho de empresa amiga dos animais), não é fácil de encontrar, é o triplo do preço, mas pra quem acesso é a opção mais saudável e consciente.
Sobre mim, bem, já deu pra perceber q eu puxo sardinha pros "ovo-lactos", mas eu ou onívora, como carne (de origem orgânica e empresas amigas dos animais) e detesto vegetais, sou bem fresca pra comer. Ainda acredito que um dia meu paladar estranho vá evoluir e aí eu provavelmente serei "ovo-lacto"! Eu já coloquei mais vegetais e diminui consideravelmente a carne da minha alimentação (podia ser melhor), mas confesso que sou super fã de um molho a bolonhesa, um presunto de parma, um empadão de frango e um sashimi!
Nutricionalmente falando, não é necessário comer proteína animal todos os dias. A quantidade de vitamina B12, ferro e aminoácidos essenciais necessários pra manutenção orgânica é bem baixa, portanto a diminuição do consumo de carne é bem saudável, pois evita as doenças atreladas a esse consumo.
Não tenho "pena" de comer carne, eu amo os animais, sou voluntária proteção animal, sei que os animais tem consciência e tudo mais, mas não tenho consciência pesada! Sei que muitos animais também não tem quando abatem um ser humano pra se alimentar! (...E talvez, se não fosse tão abominável culturalmente, eu também não tivesse pena de comer carne humana!)
Sou extremamente agradecida a esses animais que foram abatidos para o meu consumo e sustento do meu corpo e tento ao máximo não abusar deles!
Algumas fontes que me inspirei pra fazer esses posts:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/alimentos_e_evolucao_humana_imprimir.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12
http://musclemassablog.site.br.com/?p=346
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/56042-cientistas-dizem-que-aves-e-ate-polvos-tem-alguma-consciencia.shtml
http://planetavegetariano.blogspot.com.br/2010/05/nutricionista-explica-as-vantagens-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário