quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mas eu me mordo de ciúuuumes...


Esse texto vai ser longo, pq o assunto é complexo, arrisca a ler?

O título foi pra ilustrar, pq se tem uma coisa q eu realmente odeio é ciúmes. Odeio inclusive qdo eu sinto, pq as vezes é meio inevitável, mas eu tento trabalhar todas as vezes que esse sentimento irracional brota.
Não gosto de ciúme, não gosto de gente ciumenta e o que mais me irrita: gente ciumenta que diz que não é ciumenta!


Bem, como vocês sabem sou casada (não? claro que sabem, tá escrito ali do lado, em "Quem sou eu"), e pra minha grande sorte, meu marido não é ciumento. Se é, nunca demonstrou! Aliás, eu tive a grande sorte dos meus últimos relacionamentos terem sido com pessoas desprovidas dessa coisa inconveniente e por conta disso, resolvi expurgar esse sentimento de mim... Sim, é possível deixar de ser uma pessoa ciumenta e vou lhes dizer como: SEJA RACIONAL! Sim, é simples!

O ciúmes é um sentimento doentio, irracional, primitivo e venenoso. Essa coisa de "um pouquinho de ciúmes significa cuidado/amor/carinho, é saudável", ou "se vc não sente ciúmes é pq não gosta/não dá valor", todos esses argumentos são "BULLSHIT", é desculpa esfarrapada que ciumentos inventaram pra justificar seus ataques histéricos, descontrolados e irracionais.
Veja bem, o tempo em que seres humanos eram propriedade de outros seres humanos já passou, portanto o termo "ninguém é de ninguém" não poderia ser mais apropriado nesse caso.

Falando em termos de relacionamento amoroso, o fato da pessoa ter ciúmes do seu parceiro (a) não vai criar uma barreira mágica que impedirá que a pessoa "pule a cerca". 
Me usando de exemplo, eu estou casada há pouco mais de 1 ano, sem filhos humanos (apenas felinos), trabalho como Home Office e meu marido numa empresa de jogos online, no mesmo bairro em que moramos. Nos vemos todos os dias de manhã, a noite e eventualmente qdo ele vem almoçar em casa. Alguns dias da semana eu vou pra casa da minha mãe e durmo lá. 
Ele diz pra mim que vai pro trabalho e eu obviamente acredito. Eu não o acompanho, não sei se realmente ele foi pro trabalho ou pra casa de uma amante ou se ele tem alguma amante no próprio trabalho, pq ele não tem horário fixo, já que trabalha numa empresa que funciona 24h, e não raro precisa trabalhar nos fins de semana e feriados. 
O que me resta além de acreditar nele? Se é isso mesmo que ele faz, se não tem ninguém na empresa que o interesse, eu TENHO que acreditar pra vivenciar um relacionamento feliz.

Agora imaginem se eu fosse uma pessoa ciumenta, isso impediria de ele me dizer que tá indo trabalhar no fim de semana e ir pra casa de alguma amante? ou de ter um casinho com alguém do trabalho? NÃO!
CIÚMES NÃO TE PROTEGE DOS GALHOS NA CABEÇA, MEU BEM! 
Aliás, dizem por aí que se a mulher começa ter ciúmes de alguma amiga do namorado/marido q ele nunca olhou antes, acaba plantando uma sementinha na cabeça do dito cujo e é aí q ele vai começar a olhar diferente pra tal amiguinha! 
Quem quer trair o faz sem que o outro perceba, com ou sem ciúmes. E já que o ciúmes só faz mal, desgasta, estressa, causa um monte de doenças psicossomáticas, é melhor deixar ele pra lá e ser feliz, com ou sem galhada! Afinal, eles (ou elas) não são nossa propriedade e na hora q encherem o saco da gente vão embora da mesma forma que vieram, o ciúmes ainda colabora pra eles partam mais cedo.


Outro tipo de ciúmes, talvez o tipo que me irrita mais, é o ciúme de amizade. Olha, eu já senti muito esse tipo de ciúmes qdo era mais nova, mas qdo meus amigos tinham ciúmes de mim me irritava tanto, mas tanto q eu tomei nojo e comecei a trabalhar pra não sentir mais.
Eu simplesmente não entendo, não é porque temos outros amigos é que deixamos de ser amigos de fulano ou beltrano. 
NÃO nascemos com uma quantidade limitada de "sentimento de amizade" e a medida que fazemos novos amigos, a parcela desse sentimento pelos amigos antigos vai diminuindo
Mais uma vez, não somos propriedade de ninguém! Não somos obrigados a dar prioridade a ninguém também!

Conheço fulano a 10 anos e ciclano a 2. Se fulano e ciclano me chamam pra sair, mas o programa do ciclano tem mais a ver comigo, me é mais interessante, obviamente vou optar por ele, independente do tempo de amizade que temos. Também não sou obrigada a levar todos os meus amigos mais antigos a todos  os eventos que sou convidada!
Amizade com obrigação perde o sentido, deixa de ser amizade e vira praticamente um relacionamento de trabalho, e sinceramente ninguém gosta de relacionamentos de trabalho!

Ter ciúmes de amigos sufoca a relação, faz com que os amigos se afastem, pois é desagradável demais conviver com esse tipo de obrigação e cobranças o tempo todo.
Amigos devem estar juntos por prazer! Se suas amizades te dão alegrias, são leves, divertidas, vc vai querer sempre estar perto da pessoa, então automaticamente optará por eventos e programas que seus amigos possam estar incluídos. Isso é NATURAL, não é forçado e obrigatório!
Eu sou da seguinte ideologia: "fique amigo do amigo do seu amigo!", por que pensa só, se seu amigo gosta tanto da pessoa, é pq ela deve ser ótima, então pq não ter uma amizade com ela também?

Pra concluir, eu ODEIO ciúmes, seja de relacionamento amoroso ou amizade (apesar de ter amigos que amo muito, são essenciais na minha vida, mas são muito ciumentos, né? rsrsrsrsrs). Quando um amigo tem ataque de ciúmes, eu prendo a respiração, conto até 10 pra me acalmar e ignoro solenemente o ataque de ciúmes dos amigos, pois não abro mão de nada por conta desses ataques!

Eu disse que o texto era grande, poderia ser maior pois não falei sobre o "ciúme de objetos pessoais", mas fica pra um outro post porque agora tem uma gatinha carente e muito ciumenta pedindo atenção enquanto eu digito!

4 comentários:

  1. To adorando o blog. bm odeio ciumes e nao consigo entender nem namorado/marido e muito menos amigo ciumento. Não tenho paciencia! :D

    ResponderExcluir
  2. isso ai irmã, ciúme é um inferno! insegurança mata.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, mas quando se trata de ciúmes irreais, sem motivos concretos. Tem hora que não dá, o ciúmes vem que vem. Eu sou um cara mega-hiper-ultra ciumento. Não com os amigos, mas com as relações amorosas. Há um tempo estraguei um ótimo relacionamento por causa de ciúmes (bem, a pessoa não provou ser de confiança desde o início e eu nunca superei). Gostaria muito de viver sem a "pulga atrás da orelha", mas sei lá, parece que isso anda junto com a minha descrença nos seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem horas que o ciume aparece msm, é irracional, não tem jeito! mas eu tento sufocá-lo o máximo que consigo, mas as vezes escapa um tiquinho, meu marido que o dia! :P

      Excluir