Uma casa sem animais, é uma casa sem vida!
Eu não lembro aonde eu li isso, mas só quem tem (ou já teve) um bichinho de estimação sabe o qto isso é verdadeiro.
Perder um bichinho é como perder uma pessoa da família, sofrido, dolorido... Mas acho que eles existem com o propósito de nos ensinarem o que é o amor incondicional e a devoção (coisa q não encontramos em humanos, né?)
Como já citei aqui, eu sou tutora de 2 felinos jovens (entre 1 ano e 1 ano e meio de vida), um macho e uma fêmea, ambos vira-latas adotados em uma ONG de resgate de animais abandonados. Eu digo tutora pq eles não são objetos para serem da minha propriedade, eles são seres vivos, com personalidades bem definidas, consciência e sentimentos, como qualquer outro animal, racional ou não. Sou tutora pq eles estão sob meus cuidados e responsabilidade, já que são inaptos a se cuidarem sozinhos. Eles são parte da minha família e são amados tal qual os humanos que fazem parte dela.
Mas porque eu escolhi gatos? Ter um animal de estimação não é uma tarefa simples, e as pessoas que desejam ter essa maravilhosa experiencia, precisam entender não só as suas responsabilidades, como saber qual é o melhor animal viver na sua casa, se adaptar ao seu estilo de vida e etc.
Eu escolhi gatos por serem mais independentes que os outros animais (pero no mucho), serem animais extremamente higiênicos, ficarem tranquilos qto estão sozinhos em casa e por precisarem de pouco espaço para viverem felizes.
Como recém casada, meu marido e eu ainda estamos na fase de adaptação e pouca grana pra morar em um apartamento grande ou uma bela casa, então gatos são perfeitos por nosso "cubículo".
Gatos são BEM diferentes de cachorros, mas não significa que são menos amorosos e dedicados aos seus "donos". A maneira de mostrar afeto não é com pulos, lambidas e abanar o rabo, mas é ficar o tempo todo ao seu lado, deixar o próprio cheio em vc (esfregando nas suas pernas), deitar no seu colo, miar qdo te vê, te receber na porta e ronronar qdo acariciado! Não existe maior termômetro de felicidade felina do que o ronronar!
Apesar de independentes e higiênicos, gatos precisam de bastante manutenção, pois são animais muito sensíveis. Comida de qualidade nos horários certos, água sempre fresca e a liteira higiênica sempre limpa.
Gatos não podem ficar muitas horas sem comer, pois podem desenvolver doenças sérias, também costumam ter problemas nos rins por beberem pouca água (principalmente se estiver mto tempo no pote), o pelo requer escovações constantes pra não embolar e caso a liteira higiênica não esteja sempre limpa, eles costumam prender suas necessidades (pois odeiam lugar sujo) e isso pode causar doenças futuras. Além disso eles precisam cortar as unhas quinzenalmente e afiá-las (seu sofá pode ser a ferramenta para afiá-las).
Cães tb são uma delícia, fiéis ao extremo, companheiros, felizes, brincalhões, amorosos. Ter um cão é ter alegria constante, pois eles manifestam seu amor e dedicação aos tutores de maneira óbvia, todo mundo sabe qdo um cão está feliz ou nervoso.
Diferentemente dos gatos, os cães são animais que requerem muita (MUITA) atenção, bastante espaço, limpeza (banhos semanais, limpeza diária do "banheiro", tratamento de parasitas, etc) e a presença constante de um ser humano ou outro cão para não sofrerem de ansiedade e depressão, pois são animais que vivem em bandos.
Cães precisam de disciplina (pois são seguidores e precisam de orientação), passeios diários de 40 minutos ou mais, ração de qualidade e higienização corporal e dentária.
Um cão num apartamento, se não tiver companhia e atividade física constante, pode se tornar um animal desequilibrado, podendo destruir objetos da casa por ansiedade e se tornar até agressivo.
Pássaros... AH, pássaros NÃO SÃO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, OK? A não ser q vc consiga domesticar um passarinho solto, NÃO TENHA UM PÁSSARO!
Você gostaria de ser trancado em uma gaiola, sem poder andar, pro resto da vida? Não, né? tenho CERTEZA que o pássaro tb não, se gostasse não fugiria na primeira oportunidade da gaiola ser aberta!
Há outras opções para animal de estimação, como roedores. No caso de hamster ou porquinho da índia, basta ter uma gaiola grande, SEMPRE LIMPA, com rodinhas e canos para eles andarem e correrem, água fresca, ração, algo para manter eles sempre "mastigando" e gastar os dentes! Roedores pequenos vivem pouco e não interagem muito com os humanos.
Coelhinhos podem ser uma boa opção! Não precisam de muito espaço, mas é necessário bastante manutenção. Mesmo ficando em gaiolas, eles precisam ser soltos algumas horas por dia, para correrem, brincarem e interagirem com os humanos. Como todo roedor, coelhos roem e portanto deve-se ter cuidado com a fiação elétrica da casa. coelhos tb são sensíveis a temperaturas muito altas ou muito baixas, são medrosos e estressados, não são muito higiênicos e podem ficar agressivos no cio, mas se acostumados desde pequenos com seus tutores, eles são carinhosos, se aproximam e pedem carinho.
Peixes são ornamentos vivos que dão trabalho! A não ser que você queira um passatempo e um enfeite que se mexe (e dá trabalho pra manter), não tenha peixes!
EVITEM ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES, eles vivem na natureza e não em residências por um motivo lógico!
Antes de comprar um animal, pense em adoção! Pesquise ONGs de resgate e proteção animal! Há muitos cãezinhos, gatinhos e outros animais lindos, precisando de um lar que os ame e proteja!
Comprar um animal influencia diretamente na quantidade de animais abandonados nas ruas! Cada animal que é comprado, um deixa de ser adotado e, como deu lucro, o criador vai produzir e vender mais.
Nem todas as pessoas q compram um bichinho tem a responsabilidade de criá-lo, muitos cães de raça acabam sendo abandonados nas ruas, não castrados, e assim acrescentando em muito o número de animais nas ruas.
ATENÇÃO: Um bichinho é um ser vivo consciente e ele precisa estar bem adaptado a sua casa e a sua rotina! Divórcios e mudanças são as maiores causas de abandono de animais! Antes de ter um bichinho em casa, pense em soluções adequadas para situações extremas como essas! (Se meu casamento não der certo, meus gatos ficarão comigo!)
E LEMBRE-SE: Um animal vive muitos anos! Eles ficam doentes, seu pelo pode causar alergia, fazem bagunça, destroem coisas, ficam velhos e absurdamente mais dependentes, ficam nervosos e podem gerar aborrecimentos!
SE VOCÊ NÃO TEM CONSCIÊNCIA DE QUE COISAS DO TIPO PODEM ACONTECER E NÃO QUER TER ESSE TIPO DE TRABALHO, NÃO TENHA UM ANIMAL!
Nunca é demais mencionar que tirar animais silvestres do seu habitat natural é crime ambiental e, dada a crescente importância do Brasil no que se refere a políticas de sustentabilidade, sujeita o infrator a MUITA incomodação por conta disso. Basta uma denúncia anônima.
ResponderExcluirBoa!
ExcluirAlgumas ressalvas quanto a cães: os passeios e a regularidade destes dependerá do tamanho do cão e da raça. Alguns são menos dependentes do que outro.
ResponderExcluirÉ aquela, cada indivíduo é único, seja um gato, seja um cachorro.