quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

2013 é ano de mudanças na SUA atitude...

2012 tá acabando, e você, que reclama que o planeta não tem mais jeito, que tá tudo uma MERDA, que tem q explodir mesmo e começar de novo... É... VOCÊ!

O que você fez pra melhorar o mundo?????????



Todo mundo viu o caso da louca q espancou o Yorkshire até a morte e ficou revoltado, xingou mto no Twitter, facebook e afins.
Todo mundo viu o caso do cretino na Pet Shop q espancava os cães no banho, xingaram muito no Facebook, foram linchar o cara e o caramba.

Mas e o resto do ano? Qdo muitos de protetores de animais, voluntários e simpatizantes da causa divulgam casos como estes, ou até piores, diariamente e vc "oculta a atualização da sua timeline do Facebook, G+ e dá unfollow no Twitter, pq não quer ver bicho machucado ou abandonado?"
"pq fulano é chato, só posta coisa de bicho"?
Quer dizer q vc só sente "peninha" qdo passa no Jornal Nacional??? A polícia tb só toma atitude qdo passa no Jornal Nacional...

Quer saber de uma "novidade"? Isso acontece TODO DIA, o tempo todo e ng xinga mto no Twitter, faz abaixo assinado ou fica revoltadinho, justamente porque não passa no Jornal Nacional!

ENQUANTO VC SÓ SENTIR PENA DE CACHORRO QUE PASSA NA TV, MILHARES DE OUTROS SÃO ABANDONADOS, SOFREM MAUS TRATOS E MORREM.

E vc??? Vai deixar isso barato??? Vai continuar parado em 2013, ocultando timeline de gente "chata" que só posta coisa de bicho? Vai continuar xingando gente que maltrata cachorro só qdo passa na TV, vai???

Ah, mas aí vc pensa: pra que vou pensar em bicho com tanta gente passando fome...

E você por acaso ajudou esses famintos em alguma coisa? Doou dinheiro ou comida pra ONGs ou instituições de caridade, abrigos, asilos? doou brinquedos? agasalhos no frio ou só no natal q vc faz essas coisas pq a família enche o saco???
Aposto que só ficou indignado(a) com as coisas que passaram na TV, né?? Com pena, revoltadinho(a) porque ninguém faz nada, xingou mto nas redes sociais tb...


E aquele bando de político safado que você AMA falar mal. AHn, vc anulou seu voto pq só tem FDP? ou votou no FDP pq ele ia ganhar de qquer jeito, pq prometeu emprego ou saco de cimento pro tio de 2º grau da sua cunhada? Nem quis se dar ao trabalho de pesquisar as plataformas políticas dos outros candidatos, simplesmente foi com a maioria das opiniões, né? Entendi...


Amiguinho (a), vou te falar uma coisa... O mundo tá uma merda sim, mas quem contribuiu pra isso é VOCÊ! Se tá uma merda, é CULPA SUA!
Quer um mundo melhor? TIRA A BUNDA DA CADEIRA, PARA DE XINGAR MUITO NO FACEBOOK E VAI FAZER ALGO DE ÚTIL...

Uma andorinha só faz muito mais verão do que nenhuma, sacou???


Feliz 2013...

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dia do Protestante

Então, vou falar de religião.

Sabe qual foi a melhor coisa que aconteceu pra humanidade há cerca de 2012 anos atrás? Jesus Cristo! Ele veio com a missão de fazer um "upgrade" de Deus para os hebreus e simpatizantes.

Apesar de monoteístas, os hebreus tinham um deus Lawful Evil, tendendo pro caotic e Jesus veio mostrar que Deus era Lawful Good... O bacana é que àquela "meia dúzia de gatos pingados" pra quem ele pregou sua doutrina, propagou-a tanto que transformou a mente e crença de todo o ocidente e faz isso até hoje! ISSO SIM É UM BOM VIRAL!

E, ainda que muitos Ateus questionem, há provas escritas e concretas da existência de Jesus e de seus feitos... Menos dos milagres, claro, isso aí foi a parte mítica da coisa.

Filho de Deus ou não, é FATO que ele veio, chutou o pau da barraca e mudou tudo... Seria lindo se não fosse a Igreja!

Sabe qual foi a pior coisa que aconteceu pra humanidade? A Igreja! Ela nos atrasou cientificamente por anos, foi culpada por dizimar 2/3 de toda a Europa e colônias, escravizou pessoas e as tratou pior do que bicho leproso e não perdeu a mania de lucrar em cima dos fieis.
Não tô falando só da católica, não! Da protestante tb! Pobres Lutero e calvino que se reviram no túmulo!

Hoje declararam o "dia do evangélico". Sabe qual é a Ironia disso tudo? Aliás, as ironias?

1º Segundo o senso comum, "evangélico" é quem frequenta as igrejas protestantes, sendo assim, qquer adepto aos evangélios seja velho testamento (ou Torah Judaica), seja o novo testamento, não é Evangélico! Podem tirar o cavalinho da chuva católicos, espiritas, racionalismo cristão e afins...

2º Da época de cristo até pouco antes do conselho de Nicéia, (qdo o império Romano se oficializou cristão), os adeptos do Cristianismo (até então uma seita) eram de fato perseguidos, levados aos coliseus, mortos, etc, etc. Só q com o passar dos anos, os evangélicos (segundo o senso comum) continuaram com a "mania de perseguição" e apesar de serem super aceitos, acolhidos entre si e serem milhares no Brasil, eles CISMAM em afirmar que são pobres coitados perseguidos injustamente... Ó dó!

3º Todo mundo sabe q Cristo gostava mesmo é do povão! Andava com os marginalizados, não tinha preconceito NENHUM! Curtia até bater papo com uns fariseus, samaritanos e por aí vai... Mas todo "evangélico" (segundo o senso comum) A-D-O-R-A julgar, meter o dedo na cara, acusar, condenar...
Qquer coisa diferente do q eles acham certo é coisa do Diabo! Tem q "queimar em nome de Jesus".

Quem persegue quem, cara-pálida?

Isso aí é o básico... Tem muito mais coisas q me dá desgaste só de lembrar...

AFF

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sobre pessoas...

5 mil anos sem postar aqui, estava sentindo falta!

Tenho realmente muita coisa pra falar, começando pela mudança definitiva que farei em minha vida na próxima 4ª feira (21/11/12... Notem o palindroma) e toda reflexão de responsabilidades que virão com ela.

Mas hoje minha reflexão (pra variar) é sobre pessoas. Pessoas que se relacionam com outras pessoas.
Quem me conhece, sabe que sou uma "music people", tudo da minha vida é relacionado a música. Sejam fases, dias, estados de humor ou físicos e recentemente me deu vontade de resgatar uma banda que eu idolatrava da adolescência: Legião Urbana.

Nossa, apesar de seus mais de 20 anos, as letras do Renato Russo continuam super atuais, mas isso não é de se espantar quando se trata de um filósofo, afinal Platão provou isso há centenas de anos antes de Cristo! Filósofos são assim, suas teorias são eternas! As vezes refutadas por outros filósofos, muitas vezes resgatadas, mas eternas.

Na última quarta-feira (14/11... Uma semana antes da minha mudança definitiva) eu resolvi sair com amigos pra uma balada na Casa da Matriz. E apesar de todas as coisas que poderiam tirar meu foco (música alta e boa, gente legal, "bons drink"), meu consciente fervilhava, eu observei tudo... pessoas estranhas, amigas, conhecidas, suas atitudes, suas palavras, seus gestos, seus atos (falhos ou não) e mesmo arrasada no dia seguinte (não tenho mais idade pra essas coisas...), consegui refletir, teorizar...

Pra deixar de enrolação, vou revelar minhas conclusões, mas não com minhas palavras... Vou pedir permissão ao querido Filósofo Renato Russo e colar a letra da música que resume bem tudo que eu deduzi...

Essa reflexão é sobre você hoje, sobre mim ontem, sobre ele ou ela amanhã...

A Dança
Legião Urbana

Não sei o que é direito
Só vejo preconceito
E a sua roupa nova
É só uma roupa nova
Você não tem idéias
Pra acompanhar a moda
Tratando as meninas (os)
Como se fossem lixo
Ou então espécie rara
Só a você pertence
Ou então espécie rara
Que você não respeita
Ou então espécie rara
Que é só um objeto
Pra usar e jogar fora
Depois de ter prazer.

Você é tão moderno (a)
Se acha tão moderno (a)
Mas é igual a seus pais
É só questão de idade
Passando dessa fase
Tanto fez e tanto faz.

Você com as suas drogas
E as suas teorias
E a sua rebeldia
E a sua solidão
Vive com seus excessos
Mas não tem mais dinheiro
Pra comprar outra fuga
Sair de casa então
Então é outra festa
É outra sexta-feira
Que se dane o futuro
Você tem a vida inteira
Você é tão esperto (a)
Você está tão certo (a)
Mas você nunca dançou
Com ódio de verdade.

Você é tão esperto
Você está tão certo
Que você nunca vai errar
Mas a vida deixa marcas
Tenha cuidado
Se um dia você dançar.

Nós somos tão modernos
Só não somos sinceros
Nos escondemos mais e mais
É só questão de idade
Passando dessa fase
Tanto fez e tanto faz."


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Um pouco de mim...


Sabem de uma coisa, estava aqui refletindo sobre algo numa conversa com uma amiga e resolvi compartilhar com vcs, pq alguém pode tirar alguma lição valiosa com as histórias das pessoas.


Eu tive uma infância horrível, meu pai morreu qdo eu tinha de 3 p/4 anos. Como meu pai não era brasileiro e minha mãe era dona de casa, rolou uma dificuldade na época pra minha mãe conseguir pensão do INSS e passamos por uma situação financeira MUITO difícil. 2 anos depois um dos meus irmãos morreu. (eu tinha 5 anos e ele 12).

Tive q estudar num colégio municipal péssimo, que vivia em greve, não tinham professores pra várias matérias e o nível era baixíssimo! Por ser "diferente" das crianças que estudavam lá, eu sofri todo tipo de bullying possível e imaginável, sofri violência física e emocional e, acreditem ou não, até atos que poderiam ser considerados racismo! Vocês por acaso acham que racismo é só qdo um branco ofende um negro?

Sofri na infância o que qquer pessoa nessa etapa de vida deveria ser proibida de sofrer: Exclusão social! Justamente na época em que a criança se "desprende" da família pra formar laços sociais fora dela pela 1ª vez.
Eu podia ser uma pessoa fraca, surtada, depressiva com todo esse histórico, mas não fui! O Terror só me deu vontade de batalhar pra sair dele...

Minha auto-estima com relação a minha imagem pessoal foi a única realmente prejudicada nessa história. Eu não consigo me achar bonita, por mais que digam o contrário, não é assim que me vejo no espelho! Mas isso é assunto pra minha terapeuta!

Voltando a história, as coisas só começaram a melhorar qdo eu já tinha uns 15 anos, o meu irmão mais velho já estava terminando a universidade, estagiando, eu pude ir pra um colégio um pouquinho melhor ter alguma base pra fazer uma faculdade.

Aos 18 anos eu trabalhei, paguei meu cursinho pré-vestibular (com a base acadêmica q eu tinha até então, não passava nem pra "faculdade do hamburguer"), estudei feito louca e passei pra uma das melhores universidades publicas do País, pra um curso super concorrido. Não me dei mto bem no começo, como disse antes não tinha base acadêmica. Continuei não me dando lá muito bem (mas já tinha melhorado) até descobrir tinha escolhido a profissão errada e ainda bem que tranquei antes de me formar, pois muita coisa dessa profissão é totalmente contra meus princípios (vivissecção por exemplo).


Hoje em dia eu dou graças a educação que minha mãe me deu, ao exemplo de perseverança, pq apesar de toda dificuldade ela nunca caiu. Sofreu muito, e ainda sofre, a perda do marido e do filho, pq essas coisas não tem "cura", mas ela levantou e nos criou da melhor forma possível! Tanto meu irmão qto eu tivemos uma excelente educação moral e formamos um ótimo caráter, mesmo com todos os nossos defeitos!

Obrigada vida, por ter me dado lições de força! Obrigada mãe, por ter me dado exemplos!

Nós somos frutos do meio, somos aquilo que nossos pais ensinam, aquilo que aprendemos em casa, no colégio, na vida! Temos que saber usar isso pro bem ou pro mal.

A minha vida não foi fácil, mas eu FIZ ela mudar!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O mito da caverna de Platão por Ana S. Dunlop


“Meu nome é Maria da Silva e essa é minha história...

        Todos os dias a minha rotina é a mesma, acordo, tomo meu café e ligo a TV pra ver o programa da Ana Maria Braga. Adoro o louro José, ele sempre me faz rir! E a Ana Maria sempre tem uma mensagem de alegre e de paz, já começo meu dia muito bem!

     Durante o dia eu faço meus trabalhos domésticos, sempre com a TV ligada. Assisto todos os programas da TV Globo, inclusive os desenhos animados... Ah, quase todos os programas! Não gosto dos jornais, só passa desgraça e porque eu vou estragar meu dia?

    Novela? Assisto todas desde garota, lembro de todas! Poderia ganhar prêmios nesses programas de perguntas e respostas sobre novelas. Aliás, o nome da minha filha é Clarinha por causa da protagonista da última novela das 20h. Ela sim era uma heroína e quero que minha filha seja igualzinha a ela, por isso escolhi o nome. Alguém que consegue reerguer uma empresa falida, mandar a vilã pro manicômio e casar com o cara mais bonito e rico da cidade só pode ser iluminada! Que exemplo!


    Assisto os filmes da tarde, mas só se forem comédia ou romance. Se que quisesse ver tragédia, assistia o Jornal Nacional... E por falar nisso, não vou mentir que eu assinto só o finalzinho, o último bloco pois fala de esportes e eu não poderia deixar de ter notícias sobre o meu Corinthians! E timão que nunca me deixa na mão! Deixo de fazer tudo em casa só pra ver o meu timão jogar... Mas eu estava falando sobre o Jornal Nacional, não é? Além de saber sobre o meu time, eu adoro dar boa noite pro Willian Bonner todos os dias!


    Mas não ache que eu sou uma pessoa desinformada, não mesmo! Assisto ao Globo Repórter todas as sextas feiras, sei tudo sobre florestas, animais e vida saudável! Sei até sobre medicina chinesa e os benefícios pra saúde, porque o Globo Repórter já falou sobre isso em uns 4 ou 5 programas diferentes, aí a gente grava na mente, né?


    Normalmente eu me deito antes do Jornal das 10, porque não gosto de ver tragédia (eu já falei isso, não é mesmo?) A gente já tem tanto problema na vida, conta pra pagar, filho doente, pra que vou arranjar mais cabelos brancos? Quando quero ver o Jô Soares, é só abaixar o volume da TV e tirar um cochilo durante o jornal.

      Essa é a minha vida há anos, não conseguiria viver sem minha televisão! Não preciso de mais nada pra ser feliz! Um dia desses eu estava na casa da vizinha do 403 batendo um papo e o filho dela, o Pedrinho, que estava muito atento a nossa conversa, me perguntou se eu não lia livros, eu respondi que não tinha tempo e que além disso, as novelas já tem histórias interessantes o suficiente pra me distrair...

    Aliás, esse rapaz,o Pedrinho,O filho da vizinha do 403, sabe? É um rapaz muito estranho. Ele tá sempre com um livro na mão, sempre com uma conversa torta sobre direitos dos cidadãos, sobre políticos, sobre sistema de saúde, uns papos chatos, umas palavras difíceis... Vai ver é por isso que eu nunca vi ele com uma namorada, tão bonito e tão esquisito! Deve ser gay!

    Esses dias mesmo ele veio me perguntar em quem eu vou votar pra Prefeito da cidade e eu respondi que votarei no prefeito atual, porque é tudo a mesma coisa, só tem ladrão mesmo e ladrão por ladrão eu voto em um que já é conhecido, né? Pra falar a verdade, quando tem horário eleitoral eu desligo a televisão e coloco meu CD do “samba de primeira” que é muito mais divertido pra passar o tempo e chegar rápido a hora da novela!”


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ah, o regime, aquele chifrudo...

Daí que vi umas fotos minhas de corpo inteiro tiradas semana passada e me achei mais gorda que uma baleia azul...
Ok, eu sei q mtos dos meus amigos vão dizer "Gorda? aonde?"! Fofos e queridos, mas esse tipo de elogio só faz a gente relaxar e engordar mais...
E qdo o elogio vem do nosso "partner" (marido (a)/namorado(a))? Aí é q a gente acredita e mete o pé na jaca.

A dica que dou é: Em se tratando de peso, NÃO ACREDITE EM NINGUÉM, SÓ DO SEU SENSO CRÍTICO! (ou, segundo Freud, seu superego)
Pra evitar esses comentários (ainda que fofos e bem intencionados), é melhor até evitar comentários como "estou gorda", "preciso emagrecer" ou "estou de regime" em público, pq tudo que o nosso ID quer é uma boa desculpa pra trair o regime e meter o pé na jaca!

Aliás, regime é algo que a gente adora trair! Qto mais calórica é a guloseima, maior é o galho na cabeça do senhor regime, pobre marido traído, amor não correspondido...

Mas como eu estava "a dizeirê" (leia isso com sotaque português), pois que vi umas fotos minhas tiradas na semana passada e caí pra trás... PELAMOR! Sempre fui magérrima e elegante, como deixei isso acontecer? Tô até com papadinha... TENSO!

Pior q tô no início da minha semana de provas, aonde o chocolate (e demais guloseimas carboidráticas/proteicas) é o melhor remédio pra mente ansiosa e ganho de energia rápido (isso tem comprovação científica, ok?) que seria um masoquismo evitar... Ok, mas tb não preciso meter meu lindo pézinho na jaca, né? Só um pouquinho não faz tão mal...

Como estratégia, hoje coloquei meu celular pra despertar de 3 em 3 horas e seguir a rotina de sempre comer uma fruta, um suquinho ou uma barrinha de cereais nos intervalos das refeições.
Tb comecei a anotar tudo q eu como. Não tô controlando a qualidade da comida, só a qtdade.

Meu Objetivo:
Ao final das 2 semanas de provas, vou começar a substituir as coisas calóricas por coisas lights aos poucos (fazer isso radicalmente, de uma hora pra outra, é a melhor maneira pra sabotar seu regime) e assim tentar uma nova reeducação. Tb vou voltar as atividades físicas e vamos ver em qto tempo eu consigo "desembaleiar"...


Ainda tenho planos de ir e voltar da faculdade de bicicleta, mas pra isso preciso de uma, né?

Dados pra comparações futuras:
Idade: Trinta e poucos (hehehehhe)
Altura: 1,72m
Peso atual: 71 kg (aaarrrggghhh)

domingo, 30 de setembro de 2012

Ode ao Gato

Oda al gato
(Pablo Neruda)

Los animales fueron
imperfectos,
largos de cola, tristes
de cabeza.
Poco a poco se fueron
componiendo,
haciéndose paisaje,
adquiriendo lunares, gracia, vuelo.
El gato,
sólo el gato
apareció completo
y orgulloso:
nació completamente terminado,
camina solo y sabe lo que quiere.
El hombre quiere ser pescado y pájaro,
la serpiente quisiera tener alas,
el perro es un león desorientado,
el ingeniero quiere ser poeta,
la mosca estudia para golondrina,
el poeta trata de imitar la mosca,
pero el gato
quiere ser sólo gato
y todo gato es gato
desde bigote a cola,
desde presentimiento a rata viva,
desde la noche hasta sus ojos de oro.

No hay unidad
como él,
no tienen
la luna ni la flor
tal contextura:
es una sola cosa
como el sol o el topacio,
y la elástica línea en su contorno
firme y sutil es como
la línea de la proa de una nave.
Sus ojos amarillos
dejaron una sola
ranura
para echar las monedas de la noche.
Oh pequeño
emperador sin orbe,
conquistador sin patria,
mínimo tigre de salón, nupcial
sultán del cielo
de las tejas eróticas,
el viento del amor
en la intemperie
reclamas
cuando pasas
y posas
cuatro pies delicados
en el suelo,
oliendo,
desconfiando
de todo lo terrestre,
porque todo
es inmundo
para el inmaculado pie del gato.
Oh fiera independiente
de la casa, arrogante
vestigio de la noche,
perezoso, gimnástico
y ajeno,
profundísimo gato,
policía secreta
de las habitaciones,
insignia
de un
desaparecido terciopelo,
seguramente no hay
enigma
en tu manera,
tal vez no eres misterio,
todo el mundo te sabe y perteneces
al habitante menos misterioso,
tal vez todos lo creen,
todos se creen dueños,
propietarios, tíos
de gatos, compañeros,
colegas,
discípulos o amigos
de su gato.
Yo no.
Yo no suscribo.
Yo no conozco al gato.
Todo lo sé, la vida y su archipiélago,
el mar y la ciudad incalculable,
la botánica,
el gineceo con sus extravíos,
el por y el menos de la matemática,
los embudos volcánicos del mundo,
la cáscara irreal del cocodrilo,
la bondad ignorada del bombero,
el atavismo azul del sacerdote,
pero no puedo descifrar un gato.
Mi razón resbaló en su indiferencia,
sus ojos tienen números de oro.


(Tradução: http://blogs.utopia.org.br/poesialatina/ode-ao-gato-pablo-neruda/)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Foco

Conhece personalidade "adicta"?

Tenho certeza que não poderia me definir como "adicta" pq não tenho vícios nocivos que poderiam ser considerados transtornos e tal, mas preciso dizer que o Facebook se tornou minha "adicção".

Cheguei a um ponto tal de desvio de "foco" q eu deixava de trabalhar e ler os textos da faculdade pra ficar o dia todo nessa rede social, ativamente, postando besteira (ou não), participando de fóruns, batendo papo no chat, upando fotos, ou seja, perdendo meu precioso tempo útil numa porcaria de rede social virtual, que além de tudo é hiper bugada!

Como minha semana de provas tá batendo na porta, decidi desativar minha conta no Facebook pra poder focar nos estudos e colocar o trabalho em dia. Tô numa crise de abstinência tão grande que até atualizei publicações na "desértica" rede social do Google (G+), só pelo prazer de postar comentários inúteis publicamente...

Queria entender essa minha necessidade de ser ouvida/lida! Será que Freud explica? Em breve saberei!

Enquanto isso, é um exercício de auto-sugestão diário pra conseguir esse "foco" nas coisas importantes, minha "ritalina" é minha força de vontade...

Dia 09/10 eu reativo a minha conta, espero que esse "divórcio temporário" do meu "amante" Facebook me faça perceber que ele não é tão essencial assim na minha vida!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Panta Rei

Esse post vai ser sobre auto-reflexão.
Como eu disse, não tenho o compromisso de ser constante em um determinado tema, apenas posto o que me dá na telha.

Cheguei a um momento da vida aonde passo mais tempo fazendo auto-análises e auto-reflexões do que praticando qualquer outra atividade. Posso afirmar que é um bom hábito, pq é analisando os nosso atos passados (e a consequência dos mesmos) é que entendemos (e aceitamos) o presente.

Vejam bem, aceitar não significa se conformar. Eu aceito que uma determinada situação possa estar acontecendo comigo, mas se ela não é boa, não acrescenta, eu tenho todas as ferramentas para modificá-la!

Talvez seja cultural do brasileiro (não tenho intimidade com outras culturas pra afirmar categoricamente) ser tão passivo e conformista e, por estarmos imersos nessa cultura, acabamos sendo assim tb com nossa vida individual (não falo pessoal, pois a vida individual tb entrariam questões profissionais).

Vocês já se perguntaram o porque estão na situação atual? Porque estão comprometidos ou solteiros, e no caso de comprometidos o pq é essa pessoa e não a outra; porque escolheram essa profissão, esse bairro, essa vida, esses amigos... Tirando a nossa família (não quero entrar no âmbito religioso de escolha familiar), tudo a nossa volta são escolhas...

Pq escolheu aquela roupa, ou gosta daquela música, ou daquele livro; quais são os fatores que te influenciaram na sua escolha? Foram amigos, familiares, sentimentos, racional, financeiro?

E porque agimos de um jeito em alguns lugares (e com algumas pessoas) e de outro em outros lugares (com outras pessoas)?

A minha opinião (baseada puramente no meu senso comum, logo não há embasamento científico) diz que as regras da nossa existência se classificam em 2 categorias: Valores e Código Moral.
Parece que estou falando da mesma coisa, né? Valores e Código Moral não seriam sinônimos? 

Pra mim, os valores são mutáveis de acordo com a fase da vida, idade e situação sócio-econômica-cultural que vivemos, já os códigos de conduta são imutáveis!

O Código Moral é o nosso "anjinho" do ombro direito, a nossa consciência, aquilo que nos foi ensinado desde criancinha pelos nossos pais e avós, aquilo que sempre carregaremos com a gente e que dita se o que estamos fazendo é "certo" ou "errado".
Pra ser mais específica, tirando as coisas óbvias como matar, roubar, ferir e tal (tudo o que pode te penalizar, principalmente judicialmente) o "certo" e "errado" é relativo pra cada código moral pessoal. 
Todo ser humano sabe quando está fazendo algo "certo" ou "errado", de acordo com seu código moral.

Todo mundo pode fazer coisas "erradas", o código moral não te impede de fazer nada, apenas te alerta! Qdo fazemos coisas que são contrárias ao nosso código moral, automaticamente pisca um "alarme" interno, aquele "peso na consciência", aquele "arrependimento" ou a famosa "ressaca moral"... E passar por cima de nosso código moral dói... 

Mas fazer coisas "erradas" não é errado ou condenável, muito pelo contrário, nos ajuda a amadurecer e fortalecer nosso código moral, mas seria bom se não precisássemos disso, né?

E os valores? Ah esses mudam, e como mudam! O que nós achávamos essencial quando crianças, que tinha mais importância que o nosso código moral, qdo adolescentes não existiam mais e assim é como adultos!

Um bom exemplo disso é o sexo antes do casamento. Qdo crianças nem falamos sobre isso pois é tabu, e qdo se fala, pelo menos as mulheres acham q o certo é casar virgem e existe um monte de pré-conceitos em torno de pessoas sexualmente ativas e solteiras. Qdo adolescente se considera o fato, mas pensa que tem q ser com a pessoa certa, com amor, mimimi, blablabla e qdo adultos o sexo casual é super praticado! (claro que isso depende de cada indivíduo)

Outros valores que mudam é a aceitação do próximo, qdo criança qquer pessoa que goste dos mesmos brinquedos e programas de tv que você é seu melhor amigo. Qdo adolescente tem que ser aquele grupinho específico q é da mesma escola, mesmo bairro, mesma "tribo" e qquer coisa diferente é altamente discriminado (e até vaiado)! Qdo adultos nada disso importa, o que vale é a sinceridade da amizade, não importando cor, crença, raça, gosto e etc! É claro que pessoas com afinidades serão mais próximas pq terão mais assuntos em comum pra conversar, mas não significa que o sentimento por alguém diferente seja menor.
Modificar valores tb é um processo MUITO doloroso (por isso há tantas pessoas presas a valores ainda da infância ou adolescência)!

Não é incomum que nossos valores possam ir de encontro aos nossos códigos morais, um bom exemplo é quando pessoas essencialmente monogâmicas se tornam poligâmicas  (com ou sem consentimento do parceiro) e vice-versa, em alguma fase na vida por influência dos valores daquela fase. Ou quando toma uma atitude que normalmente não tomaria, influenciada pelos valores que adquiriu em um novo grupo de amigos, qdo se convertem a alguma seita ou religião e por aí vai.

Mas e as nossas escolhas? Geralmente elas são mais influenciadas pelos valores do que pelo código moral... Isso é obvio!

O importante é entendermos quais os valores (que ainda existem ou não existem mais) que te fizeram ser quem você é agora, quais foram as escolhas feitas pra que sua vida seja assim e se você está ou não satisfeito com o "rumo das coisas", se há ou não maneiras de mudar ou preservar...

O que temos que ter em mente é que as escolhas passadas foram feitas e não podem ser mudadas. Por mais que haja um perdão (de si mesmo ou de outro) caso as escolhas tenham sido ruins ou comemorações e gratificações caso tenham sido boas, não há mais como mudá-las ou repeti-las exatamente como foram...

Mas nós podemos mudar o rumo do nosso futuro com as escolhas que fazemos hoje! TUDO QUE NÓS ESCOLHEMOS FAZER, POR MAIS SIMPLES QUE SEJA COMO ABRIR O OLHO OU FECHAR, TERÁ INFLUÊNCIA DIRETA NA NOSSA VIDA INDIVIDUAL FUTURA!

E a melhor forma de ter um futuro feliz? Seguir nossos valores? Nosso código moral? Nosso racional? nosso emocional???  Hm... NÃO SEI! Cada um deve fazer essa pergunta a si mesmo e encontrar a própria resposta!!! 

Qto a mim, não estou satisfeita com algumas coisas que poderiam ser evitadas se eu tivesse escolhido algo diferente, mas ainda bem que estou lúcida o suficiente pra refletir sobre minhas escolhas passadas, aprender com meus erros, fazer as escolhas que considero certas e modificar meu futuro pra melhor!

Mas claro que cada um faz o que quiser da vida,  não estou aqui pra ditar regras, agregar valores, condenar alguém, absolver alguém ou dizer como as pessoas devem viver suas vidas! Cada pessoa tem seu código moral e seus valores, o que pode ser certo pra mim não é pro outro e assim a vida segue...

Como dizia Heráclito "Panta Rei" - Tudo Flui...   Não é possível banhar-se no mesmo rio duas vezes. Afinal, as águas que correm no leito do rio nunca são as mesmas, e nem nós!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Criacionismo? Sério?

Demorei mas tô de volta... Eu disse q isso não seria constante, né?

E tb disse q isso seria um espaço pras minhas opiniões pessoais e ninguém é obrigado a concordar com nada do que eu posto aqui.

Well... Eu nunca pensei que o dia de hoje chegaria, mas chegou... Um dia  em que eu me deparo com adultos universitários ou pós graduados que acreditam no Criacionismo... O que é isso?

Criacionismo é a crença na teoria de que Deus fez o mundo em 7 dias e nós evoluímos de Adão e Eva. Só religiosos acreditam nessa teoria, e o pior, ACHAM QUE É UMA TEORIA CIENTÍFICA VÁLIDA!

Não vou me adentrar muito no âmbito do estudo do pensamento humano, mas "long story short", podemos classificar basicamente 4 tipos de pensamento humano: Filosófico, Cientifico, Religioso e Senso Comum. Todos diferentes entre si.

Acreditar em Criacionismo, não é só comparar o pensamento religioso com a ciência, como jogar no lixo tudo que é válido no meio acadêmico mundial, todas as descobertas arqueológicas e geológicas pra acreditar num livro mítico de um povo do oriente médio que viveu há mais de 2 mil anos atrás!

Como alguém pode questionar os fósseis? Eles existem, estão aí, palpáveis, pra qualquer um ver... Como questionar todos os testes (incluindo o carbono 14) que comprovam a idade real de todos os ossos dos hominídeos primatas que evoluíram até gerar o Homo Sapiens sapiens?
E a prova VIVA ainda de espécies que se adaptaram e mudaram suas características físicas de acordo com o ambiente em que viveram por gerações, formando raças diferentes???  TÁ VIVO, GENTE! NA CARA DE VCS!!!

Não sei o q é pior, se é jogar todos os séculos e estudos e comprovações científicas no lixo ou se simplesmente acreditar em algo (sem questionar) pq tá num livro folclórico de outra cultura...

O mais irônico é que o Evolucionismo, em nenhum momento, questiona ou nega a existência de Deus.
O que me lembra, no NOVO TESTAMENTO (sabe? aquele que realmente relata a vida de Jesus Cristo, lembram?) em nenhum momento afirma que a criação do mundo foi como os Criacionistas acreditam, ou seja, Jesus não falou sobre isso! Porque as pessoas de religiões cristãs defendem essa teoria então?


Deixo aqui um link bem interessante que esmiúça bem a questão do Criacionismo x Evolucionismo e destaco algumas partes pra vcs degustarem...

"Não há nenhuma conexão necessária entre Evolucionismo e Ateísmo. O fato de se considerar que os seres vivos evoluíram em estágios progressivos dentro de um processo biológico de adaptação não exclui por si só, a idéia de uma inteligência superior que controle ou tenha criado o Universo."





"Embora a Evolução constitua um baque na concepção tradicional das religiões adeptas da Gênese, ela não aborda a questão da existência de um Deus."





http://www.evo.bio.br/LAYOUT/evolxcriac.html

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vamos falar de imóveis...

Ok, não sou economista e nem uma sumidade no assunto, mas sou uma cidadã carioca tentando sair do aluguel...

Quando meu marido e eu começamos a conversar sobre casamento (do verbo "morar junto") no final de 2009 - início de 2010, começamos a procurar apartamento pra comprar. Naquela época, um apartamento de 90m² no bairro aonde moramos (inclusive no msm condomínio) era cerca de 350 a 400 mil Dilmas.
Pensamos: "Vamos esperar mais um tempo, juntar mais algumas Dilmas e dar entrada no ap lá pro meio do ano, pra não ficarmos mto tempo presos a um financiamento e descapitalizarmos totalmente pagando a entrada do ap..."! Bom senso falou na hora e decidimos esperar...

Ainda no início de 2010 esses preços começaram a subir de tal maneira, que em julho/agosto de 2010 o mesmo apartamento de 90m² valia cerca de 600 a 700 mil Dilmas (dependendo até mais). Um aluguel que custava entre 1000 a 1500 Dilmas, passou a valer 2500 a 3000 (dependendo até mais).

Quase infartamos, não só pelo aumento absurdo dos preços, como pelo arrependimento de não ter comprado o ap na época. Mas porque esse fenômeno?

Quando parei pra ler sobre esse aumento, existiam muitas teorias: A mais obvia foi pq o Rio de Janeiro se tornou uma "capital mundial" sediando Copa do Mundo e Olimpíadas. A segunda teoria é que o mercado imobiliário estava há muitos anos desfalcado/desatualizado e esse aumento (surreal, diga-se de passagem) foi pra ajustar essa diferença...

Com copa, ajuste ou qquer desculpa esfarrapada pra esse aumento, o que tem acontecido é mais ou menos o que aconteceu com os EUA há um tempo atrás e foi uma das causas da crise econômica deles: Preços muito altos + facilidade de pagamento + instabilidade nos empregos = dívidas absurdas + inadimplência. Não vou me estender muito nesse assunto, mas vou deixar um link (de 2007) pra vocês terem uma ideia e preverem o que já começou a acontecer com a gente tb.

O que temos visto são apartamentos antigos, precisando de (muita) reforma, 2 quartos, sem vaga na garagem valendo mais de 1 milhão de Dilmas, dependendo do bairro aonde ele esteja localizado.
Apartamentos no subúrbio, perto de favelas, custando o preço que um apartamento numa zona nobre da cidade custava no começo de 2009 (dependendo até mais).

Não sei se esse boom imobiliário foi só no eixo Rio-São Paulo, mas é tão absurdo pensar no quanto um trabalhador brasileiro, que ganha um salário baixo, precisa pagar pra ter aonde morar parece piada de mau gosto!

A título de curiosidade, na nossa última viagem pra Nova York, passeando pelo Upper East Side (área nobre de Manhattan) paramos em uma imobiliária e vimos um lindo apartamento, reformado, em frente ao Central Park, grande (não lembro a metragem, mas era entre 100 e 150m²) por U$ 550.000,00, (perto de 2 milhões de Dilmas) ou seja, um apartamento num dos melhores e mais caros bairros do mundo é mais barato que um apartamento velho e precisando de reforma em Ipanema ou na Gávea!

Há boatos que dizem que esse "boom" na verdade é uma bolha e vai estourar depois que passar as olimpíadas, então, quem acreditar nessa teoria terá que esperar até 2017 (pois acredito que 2016 o mercado ainda estará aquecido) pra poder comprar um imóvel.
No entanto há outros boatos de que não precisará esperar tanto pra esses preços começarem a baixar devido a quantidade de inadimplentes, dívidas na justiça e leilões de imóveis que tem ocorrido por conta desse fenômeno.

Mas e se a bolha não estourar, ou ainda piorar com a proximidade da Copa e Olimpíadas? E se o efeito "inadimplência" não afetar nos preços? Será que esperar é a melhor opção ou arriscamos agora?

Sobre minha historia, meu marido e eu decidimos nos casar (do verbo juntar) em abril de 2011 e nos  apertamos no apartamento quarto-e-sala aonde ele já morava de aluguel, enquanto filosofamos sobre essas questões acima!


Link prometido: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u320606.shtml

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Porque castrar um animal

Todo animal de estimação deveria obrigatoriamente ser castrado, quer saber o porque? eu te explico...

Apesar de sabermos que animais tem consciência, eles não tem mas mesmas sensações e necessidades que os seres humanos. Bem, talvez os primatas tenham algum comportamento parecido, mas mamíferos domésticos não tem! Me refiro a gatos, cães e roedores, claro! (ou algum equino ou caprino, vai saber qual é a preferencia de pet de cada um, né?)

O Brasil ainda mantém uma grande resistência a essa prática (apesar das campanhas de ONGs), pois existe uma humanização comum e a projeção de que animais tem o mesmo desejo e comportamento sexual do ser humano.No geral, as fêmeas só sentem "desejo/vontade/necessidade" sexual no período do cio, ficando completamente anoréxica em outros períodos do ano. O macho sente essa necessidade  constantemente, pois eles são programados pra cobrir muitas fêmeas e disseminar seus genes.

Os animais domésticos, machos ou fêmeas, copulam unica e exclusivamente para fins reprodutivos (ou dominância, como em alguns casos registrados pela ciência), não possuem os mesmos "instintos" sexuais humanos, não fazem sexo apenas por prazer.
Castrar um animal não é crueldade, pois você não está "tirando sua liberdade sexual", já que o tal desejo não existe!

Como na castração retira-se os ovários das fêmeas e testículos dos machos, ocorre a interrupção da produção dos hormônios sexuais, que em geral é a maior causa de problemas comportamentais nos animais, como agressividade, marcação de território, brigas entre animais e fugas.

Para animais de rua, a castração é essencial, pois impede a superpopulação de animais abandonados, já que cada gata não castrada pode gerar até 420 mil novos gatinhos em um período de 7 anos. Da mesma forma, uma cadelinha pode gerar 64 mil filhotes nesse período. Evitando a superpopulação, também evita-se as zoonoses ligadas a ela.

Para animais domésticos, além de amenizar o comportamento agressivo e territorialista, também evita doenças como Gravidez psicológica e até câncer de mama e testículo. Ao castrar um animal antes do 1º cio, as chances de desenvolver esses tumores são próximas de zero!






sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sim, é um post sobre relacionamento amoroso!

Quando a gente imagina que certas coisas não existem mais, porque a sociedade evoluiu, as mulheres abriram a mente (e os olhos), vira e mexe eu me deparo com pensamentos da época da vovó nas redes sociais.
Algumas vezes esses pensamentos arcaicos são ligados a religião, outras vezes são ditos populares. Todas as vezes tem mais a ver com uma mania mto distorcida de pensar e agir.

Ok, pelo número de amigas legais e solteiras q eu tenho, dá pra perceber que bom partido tá complicado no mercado, mas não querendo ser escrota, nunca tive dificuldades de arranjar alguém.
Não sou nenhuma beldade, tô longe de estar em forma, não sou prendada, sou imatura pra kct e meu currículo profissional é uma piada... Sorte? Acho que não tem a ver com isso, mas com a maneira que eu encaro relacionamentos.

A meu ver, o q eu acho q atrapalha são 4 erros básicos: Exigências demais, nenhum critério, falta de amor próprio e seguir regrinhas clichês e joguinhos.

A cabeça de homem é bem simples e o instinto masculino não foge muito a regra de qualquer animal, de qualquer espécie: Machos querem copular! Os machos de cachorro ou gato pouco se importam se a fêmea terá ou não filhotes, contanto que copulem, pois o desejo sexual dos machos é constante, em contrapartida as fêmeas da maioria das espécies só fazem sexo durante o cio.

Homem é simples, não importa se vc é namorada, peguete, amiga, conhecida ou só te viu, se vc tiver algo que o atraia, instintivamente ele vai querer "copular" (ou pelo menos pensar sobre)... E isso, minhas amigas, não significa q ele é canalha, pois geneticamente ele foi programado pra ser "semeador" e mantenedor da espécie!

Mas nós não somos cães, gatos, leões... Somos Homo sapiens sp e com isso desenvolvemos a razão e o sentimento que controlam o instinto. Mas a base da razão e sentimento masculino ainda é simples. Homem não faz joguinho, ele simplesmente gosta ou não! E pra falar a verdade, o cara só cede aos joguinhos das mulheres qdo tem interesse nelas (ou nada melhor pra fazer em casa).

O que mantem o homem interessado em uma mulher por bastante tempo é a "parceria" do casal, as afinidades...

Bem... Não vou me estender muito nessa questão de comportamento masculino, deixaremos isso pra outro post, vamos nos ater aos 4 erros básicos que eu citei lá em cima:

1- EXIGÊNCIAS DEMAIS:
Mas é claro que toda mulher deve ter o mínimo de critério pra ficar com alguém, mas um erro que eu sempre vejo em algumas mulheres é querer mais do que podem. Se o cara não for perfeito, um príncipe da disney ou um super herói de quadrinhos não serve. Mulheres que não aceitam nada menos do que um Johnny Depp ou Brad Pitt, aquele cara lindo e bem sucedido que está em todas as páginas de revista por aí... Menos, amiga, menos! Não viaja na maionese achando que filmes da sessão da tarde, aonde o cara milionário lindo e perfeito disfarçado de pobre vai se apaixonar por vc!!!
Muitas mulheres acabam dispensando um cara super bacana, gatinho e que gosta dela, pq não tem esse ou aquele critério besta que não o torna o "príncipe encantado"... Aliás, príncipe encantado não existe! Alô realidade!!!!

2- NENHUM CRITÉRIO:
Minha auto-estima é nula, mas nem por isso eu aceitei qualquer cara, tive critérios (sem viajar na maionese, claro...) .Tem mulheres que tb tem auto-estima nula e adotam o estilo de vida "tô encalhada, então antes mal acompanhada do que só!" São justamente essas mulheres que tem um inferno de relacionamento, um cara que não presta, encostado, mulherengo, feio como o cão e chato!
Aparência é critério de eliminação SIM e não é futilidade! Atração sexual tem TUDO a ver com aparência, os animais nos mostram isso todos os dias! (olha o exemplo do pavão)... Mas como gosto é igual "fiofó", cada um tem o seu, o que eu acho feio vc pode achar bonito e vice versa. Contanto que "acenda o calorzinho lá de baixo", tá valendo! Mas não me venha com "ele é feio, mas é inteligente ou legal" pq eu já vi esse filme e o feio (inteligente e legal) sempre é trocado por um gostosão burro!

3- FALTA DE AMOR PRÓPRIO
Esse se mistura com o "nenhum critério", mas o principal é não só a mulher se contentar com qualquer coisa, como tb correr atrás daquele ex cafajeste que já cansou de provar que não tá nem aí pra ela e, no máximo, a usa como "boneca inflável" qdo ele não tem nada melhor pra esvaziar o saco! Mulher sem amor próprio é cega, surda e com sérios problemas de raciocínio!

4- SEGUIR REGRINHAS E FAZER JOGUINHOS CLICHÊS
Isso é a maior besteira da face da Terra! Não estou dizendo que não funciona pra "conquista", algumas vezes até funciona no começo, mas duvido manter um relacionamento longo baseado nisso.
Regras do tempo da vovó ou da revista capricho não funcionam, coisas como "Não fazer sexo no 1º encontro" (Sério?) ou "Espere ele te ligar pra não parecer desesperada" (hahahahha), "faça mistério, não revele tudo antes do casamento!" (posso ir embora depois dessa?) são tão ridículas que parecem piadas!

Não existe regra pra relacionamentos, ou eles fluem ou não! Eu fiz sexo com um cara no 1º encontro há quase 4 anos atrás e ainda liguei no dia seguinte, sabe o resultado disso? Um "bom dia, meu amor" todos os dias pela manhã (há pouco mais de 1 ano), escovas de dentes juntinhas no mesmo pote, além de uma linda e brilhante aliança no meu dedinho! Quer mais?

Pro amor não existe regras, mas afinidades e parcerias! Se o seu relacionamento não fluiu, esquece e passa pra outra! A fila anda, meu amor!!!
 Essa historia de fazer joguinhos pode até funcionar no começo, pq todo macho gosta de uma "caçada", mas depois que ele pega a presa e come, acaba enjoando da carne e deixando pros parasitas comerem!

Pensem nisso, amigas!!!




terça-feira, 31 de julho de 2012

Qual o melhor animal de estimação?

Uma casa sem animais, é uma casa sem vida!
Eu não lembro aonde eu li isso, mas só quem tem (ou já teve) um bichinho de estimação sabe o qto isso é verdadeiro.
Perder um bichinho é como perder uma pessoa da família, sofrido, dolorido... Mas acho que eles existem com o propósito de nos ensinarem o que é o amor incondicional e a devoção (coisa q não encontramos em humanos, né?)

Como já citei aqui, eu sou tutora de 2 felinos jovens (entre 1 ano e 1 ano e meio de vida), um macho e uma fêmea, ambos vira-latas adotados em uma ONG de resgate de animais abandonados. Eu digo tutora pq eles não são objetos para serem da minha propriedade, eles são seres vivos, com personalidades bem definidas, consciência e sentimentos, como qualquer outro animal, racional ou não. Sou tutora pq eles estão sob meus cuidados e responsabilidade, já que são inaptos a se cuidarem sozinhos. Eles são parte da minha família e são amados tal qual os humanos que fazem parte dela.

Mas porque eu escolhi gatos? Ter um animal de estimação não é uma tarefa simples, e as pessoas que desejam ter essa maravilhosa experiencia, precisam entender não só as suas responsabilidades, como saber qual é o melhor animal viver na sua casa, se adaptar ao seu estilo de vida e etc.
Eu escolhi gatos por serem mais independentes que os outros animais (pero no mucho), serem animais extremamente higiênicos, ficarem tranquilos qto estão sozinhos em casa e por precisarem de pouco espaço para viverem felizes.
Como recém casada, meu marido e eu ainda estamos na fase de adaptação e pouca grana pra morar em um apartamento grande ou uma bela casa, então gatos são perfeitos por nosso "cubículo".

Gatos são BEM diferentes de cachorros, mas não significa que são menos amorosos e dedicados aos seus "donos". A maneira de mostrar afeto não é com pulos, lambidas e abanar o rabo, mas é ficar o tempo todo ao seu lado, deixar o próprio cheio em vc (esfregando nas suas pernas), deitar no seu colo, miar qdo te vê, te receber na porta e ronronar qdo acariciado! Não existe maior termômetro de felicidade felina do que o ronronar!

Apesar de independentes e higiênicos, gatos precisam de bastante manutenção, pois são animais muito sensíveis. Comida de qualidade nos horários certos, água sempre fresca e a liteira higiênica sempre limpa.
Gatos não podem ficar muitas horas sem comer, pois podem desenvolver doenças sérias, também costumam ter problemas nos rins por beberem pouca água (principalmente se estiver mto tempo no pote), o pelo requer escovações constantes pra não embolar e caso a liteira higiênica não esteja sempre limpa, eles costumam prender suas necessidades (pois odeiam lugar sujo) e isso pode causar doenças futuras. Além disso eles precisam cortar as unhas quinzenalmente e afiá-las (seu sofá pode ser a ferramenta para afiá-las).

Cães tb são uma delícia, fiéis ao extremo, companheiros, felizes, brincalhões, amorosos. Ter um cão é ter alegria constante, pois eles manifestam seu amor e dedicação aos tutores de maneira óbvia, todo mundo sabe qdo um cão está feliz ou nervoso.
 Diferentemente dos gatos, os cães são animais que requerem muita (MUITA) atenção, bastante espaço, limpeza (banhos semanais, limpeza diária do "banheiro", tratamento de parasitas, etc) e a presença constante de um ser humano ou outro cão para não sofrerem de ansiedade e depressão, pois são animais que vivem em bandos.
Cães precisam de disciplina (pois são seguidores e precisam de orientação), passeios diários de 40 minutos ou mais, ração de qualidade e higienização corporal e dentária.
Um cão num apartamento, se não tiver companhia e atividade física constante, pode se tornar um animal desequilibrado, podendo destruir objetos da casa por ansiedade e se tornar até agressivo.

Pássaros... AH, pássaros NÃO SÃO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, OK? A não ser q vc consiga domesticar um passarinho solto, NÃO TENHA UM PÁSSARO!
Você gostaria de ser trancado em uma gaiola, sem poder andar, pro resto da vida? Não, né? tenho CERTEZA que o pássaro tb não, se gostasse não fugiria na primeira oportunidade da gaiola ser aberta!

Há outras opções para animal de estimação, como roedores. No caso de hamster ou porquinho da índia, basta ter uma gaiola grande, SEMPRE LIMPA, com rodinhas e canos para eles andarem e correrem, água fresca, ração, algo para manter eles sempre "mastigando" e gastar os dentes! Roedores pequenos vivem pouco e não interagem muito com os humanos.

Coelhinhos podem ser uma boa opção! Não precisam de muito espaço, mas é necessário bastante manutenção. Mesmo ficando em gaiolas, eles precisam ser soltos algumas horas por dia, para correrem, brincarem e interagirem com os humanos. Como todo roedor, coelhos roem e portanto deve-se ter cuidado com a fiação elétrica da casa. coelhos tb são sensíveis a temperaturas muito altas ou muito baixas, são medrosos e estressados, não são muito higiênicos e podem ficar agressivos no cio, mas se acostumados desde pequenos com seus tutores, eles são carinhosos, se aproximam e pedem carinho.

Peixes são ornamentos vivos que dão trabalho! A não ser que você queira um passatempo e um enfeite que se mexe (e dá trabalho pra manter), não tenha peixes!

EVITEM ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES, eles vivem na natureza e não em residências por um motivo lógico!

Antes de comprar um animal, pense em adoção! Pesquise ONGs de resgate e proteção animal! Há muitos cãezinhos, gatinhos e outros animais lindos, precisando de um lar que os ame e proteja!

Comprar um animal influencia diretamente na quantidade de animais abandonados nas ruas! Cada animal que é comprado, um deixa de ser adotado e, como deu lucro, o criador vai produzir e vender mais.
Nem todas as pessoas q compram um bichinho tem a responsabilidade de criá-lo, muitos cães de raça acabam sendo abandonados nas ruas, não castrados, e assim acrescentando em muito o número de animais nas ruas.

ATENÇÃO: Um bichinho é um ser vivo consciente e ele precisa estar bem adaptado a sua casa e a sua rotina! Divórcios e mudanças são as maiores causas de abandono de animais! Antes de ter um bichinho em casa, pense em soluções adequadas para situações extremas como essas! (Se meu casamento não der certo, meus gatos ficarão comigo!)

E LEMBRE-SE: Um animal vive muitos anos! Eles ficam doentes, seu pelo pode causar alergia, fazem bagunça, destroem coisas, ficam velhos e absurdamente mais dependentes, ficam nervosos e podem gerar aborrecimentos! 
SE VOCÊ NÃO TEM CONSCIÊNCIA DE QUE COISAS DO TIPO PODEM ACONTECER E NÃO QUER TER ESSE TIPO DE TRABALHO, NÃO TENHA UM ANIMAL!



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Carnívoro -> Onívoro -> Vegetariano -> Vegano (continuação)

Aonde eu parei?... Ah sim...


As 2 perguntas que eu fiz no post anterior: Isso quer dizer que nós conseguimos encontrar TODOS os nutrientes necessários (proteínas, vitaminas, aminoácidos e fibras) nos vegetais?
E se isso for possível, essa dieta "Vegana" é de fácil acesso a todas as pessoas de todas as regiões do planeta?

A respostas pras 2 é NÃO!


Existe uma vitamina que foi a grande responsável pela evolução e ainda é responsavel pela manutenção dos nossos neurônios e bainha de mielina, que é a "cobalamina", também conhecida como vitamina B12. Essa vitamina, na sua forma funcional, é encontrada SOMENTE na proteína animal.

"
soja e seus derivados também possuem a cobalamina em sua constituição porém como um análogo inativo de vitamina B12 e portanto inapropriado a digestão humana. Plantas não sintetizam nem armazenam vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana. A vitamina B12 apenas existe nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, o que é mais comum em criações orgânicas, mesmo assim, a quantidade de B12 nessa plantas cultivadas de forma orgânica é insignificante para as necessidades humanas". 


A deficiência de vitamina B12 no organismo produz sérios problemas:


"A vitamina B12 é necessária para a formação de células vermelhas do sangue bom, a função neurológica e síntese de DNA. Sua deficiência pode provocar anemia perniciosa, cujos sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais se não houver tratamento; fraqueza; convulsões e dano irreversível no tecido parietal gástrico. Os principais sintomas são: anemia megaloblásticafadigafraquezaconstipaçãoperda de apetite e perda de peso. A deficiência, quando se inicia, traz prejuízos para a cognição, levando a queixas de dificuldade de concentraçãomemória e atenção. Ocorre também formigamentos nas pernas e redução da propriocepção. Em casos avançados, leva à confusão mentaltorpor e até o coma."


Mas eu preciso comer carne pra conseguir a quantidade necessária de vitamina B12? NÃO! Mas precisa ter uma fonte alimentar de proteína animal, que pode ser no consumo de ovos e leite.
Além disso, o consumo de leite ajuda a evitar doenças ósseas bem comuns às pessoas que optaram por deixar de comer carne.
Ser ovo-lacto vegetariano é possível e é saudável, contanto que tenha a orientação de um nutricionista!

A TOTAL AUSÊNCIA DE PROTEÍNA ANIMAL NA ALIMENTAÇÃO (veganismo) NÃO É SAUDÁVEL!



Falando sobre acessibilidade, uma dieta desprovida de carne não é simples, precisa-se de uma grande quantidade e variedade de frutas, verduras, legumes, cereais, frutas secas e oleoginosas, das quais muitas pessoas que moram em lugares ermos, com terra (e temperatura) de difícil cultivo, de baixa renda e vários fatores sócio-ambientais que impede que a pessoa tenha acesso a essa alimentação sem carne de forma saudável, portanto, para essas pessoas a fonte mais fácil (e vital) de se alimentar ainda é o consumo de carne.


Falando do aspecto moral do consumo de carne, ovos e leite, que seria a criação dos animais. As grandes corporações criam de forma cruel aves e suínos para o abate. Em geral são criados presos, no caso de aves os bicos são cordados para que elas não se firam com o estresse e suas patas ficam atrofiadas. O gado é criado solto, porém a devastação ambiental para criação de bovinos é gigante, fora a plantação de soja e milho transgênicos, aonde grande parte é revertido para alimentação desse gado.
Os animais, além do estresse, são submetidos a hormônios, antibióticos, medicamentos e depois de abatidos, a soluções de NaCl para que o "peso" da carne aumente. O abate normalmente é cruel, o animal sofre e despeja adrenalina na corrente sanguínea e músculos, fazendo que além do hormônio, NaCl, antibióticos e demais medicações, também ingerimos toxinas animais causadas pelo estresse e sofrimento do abate.


Pra produção de leite, geralmente as grandes empresas fazem com que as vacas engravidem repetidas vezes (principalmente através de inseminação artificial), para aumentar a produção de leite, porém com o passar dos anos as vacas que são engravidadas repetidas vezes ficam mais fracas e os inúmeros bezerros que são gerados, não tem valor para a industria leiteira e são vendidos pra abate (vitela).
Galinhas são presas pelas patas e entupidas de hormônios para que comecem a colocar ovos mais cedo e haja maior postura durante seu período útil.



O Veganismo se justifica se for levar em consideração o bem estar animal, ou seja, o idealismo pela causa, mas NUNCA se o ponto de vista é a saúde.


Porém há uma solução ótima e possível (para quem mora em área rural ou centros urbanos) caso a pessoa leve em consideração o bem estar animal e deseje parar de comer carne. Existem cooperativas e pequenos produtores que criam animais pensando no bem estar, ou seja, soltos, livres de hormônios, medicamentos e etc, com alimentação natural (muitas vezes produzida no próprio sítio) e respeitando o tempo de vida de cada animal, assim como a "maternidade", além do abate ser dessensibilizado (o animal está inconsciente ao ser abatido, logo não sofre). Essas cooperativas e pequenos produtores também fazem o plantio de vegetais orgânicos, livres de agrotóxico e quaisquer químicas nocivas.


Aves postam ovos independente da presença de um macho, esses ovos são inférteis e portanto não há "vida" para ser consumida e continua tendo as proteínas necessárias para o corpo humano.
As vacas foram geneticamente modificadas com o passar dos séculos e hoje em dia produzem 10 vezes mais leite do que um bezerro necessita, sendo assim pode-se ter uma boa quantidade de leite, sem prejudicar a alimentação do bezerro e nem a necessidade de haver inseminações sucessivas. Tirar leite não MATA o animal.


No mercado já há opções de ovos, leite e carne de criadores que respeitam o bem estar animal (tem um selinho de empresa amiga dos animais), não é fácil de encontrar, é o triplo do preço, mas pra quem acesso é a opção mais saudável e consciente.


Sobre mim, bem, já deu pra perceber q eu puxo sardinha pros "ovo-lactos", mas eu ou onívora, como carne (de origem orgânica e empresas amigas dos animais) e detesto vegetais, sou bem fresca pra comer. Ainda acredito que um dia meu paladar estranho vá evoluir e aí eu provavelmente serei "ovo-lacto"! Eu já coloquei mais vegetais e diminui consideravelmente a carne da minha alimentação (podia ser melhor), mas confesso que sou super fã de um molho a bolonhesa, um presunto de parma, um empadão de frango e um sashimi!

Nutricionalmente falando, não é necessário comer proteína animal todos os dias. A quantidade de vitamina B12, ferro e aminoácidos essenciais necessários pra manutenção orgânica é bem baixa, portanto a diminuição do consumo de carne é bem saudável, pois evita as doenças atreladas a esse consumo.

Não tenho "pena" de comer carne, eu amo os animais, sou voluntária proteção animal, sei que os animais tem consciência e tudo mais, mas não tenho consciência pesada! Sei que muitos animais também não tem quando abatem um ser humano pra se alimentar! (...E talvez, se não fosse tão abominável culturalmente, eu também não tivesse pena de comer carne humana!


Sou extremamente agradecida a esses animais que foram abatidos para o meu consumo e sustento do meu corpo e tento ao máximo não abusar deles!





Algumas fontes que me inspirei pra fazer esses posts:


http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/alimentos_e_evolucao_humana_imprimir.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12
http://musclemassablog.site.br.com/?p=346
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/56042-cientistas-dizem-que-aves-e-ate-polvos-tem-alguma-consciencia.shtml
http://planetavegetariano.blogspot.com.br/2010/05/nutricionista-explica-as-vantagens-e.html 









Carnívoro -> Onívoro -> Vegetariano -> Vegano

Acho legal falar sobre isso, porque existe hoje em dia uma grande vertente "pro-vegana", principalmente quem trabalha com proteção animal. Pra não falar besteira, eu pesquisei sites e artigos falando sobre alimentação, saúde e desenvolvimento cerebral e darei minha opinião com relação a isso tudo.

GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE É A MINHA OPINIÃO PESSOAL BASEADA NAS COISAS QUE LI E INTERPRETEI! Ninguém é obrigado a concordar!

Recentemente um grupo de cientistas americanos afirmaram que animais tem consciência, sentimentos, sofrem e etc, coisa que todo mundo que tem contato com animais tá careca de saber, mas acho que a ciência sempre tapou esse sol com a peneira, com o fim de usar cobaias em testes e pesquisas, sem ter "dor na consciência" de estar torturando seres "conscientes".

Mamíferos, aves e até o polvo sentem dor, medo, sofrem, sentem felicidade. Isso levantou uma discussão polêmica sobre a alimentação carnívora e a necessidade de matar animais "agora oficialmente conscientes" pra consumo de sua carne.

Falando sobre natureza, animais onívoros e carnívoros caçam e matam outros animais, pois necessitam da carne pra manter a sustentação de seus corpos. Bem, o homem é um mamífero onívoro e biologicamente também tem necessidade do consumo de proteínas, vitaminas e fibras pra manter seu corpo funcionando.

Se você fizer uma pesquisa no Google sobre alimentação saudável, irá aparecer inúmeros sites defendendo o veganismo (ou vegetarianismo), outros tantos falando sobre nutrição e necessidade do consumo de proteína animal, cada um com seu ponto de vista bem explicado e baseado em estudos, pesquisas ou experiencia própria e, sem sombra de dúvidas, TODOS tem razão!
Porém o que os sites que defendem o consumo de carne (Embrapa, por exemplo... Hmm, pq será?) ou a total abstinência de qualquer fonte de proteína animal, não atentam pro mais importante: O que o nosso corpo REALMENTE necessita.

A carne vermelha é a melhor fonte de proteínas e ferro encontrada na natureza, porém junto com todos os nutrientes bons, tem uma grande quantidade de toxinas e gorduras trans, responsáveis pela causa de inúmeras doenças, como infarto, AVC, câncer e etc.
O consumo de carne foi essencial pra evolução do homem na época das cavernas, tanto como fonte de energia rápida e fácil, como pro desenvolvimento cerebral.
Houve uma vertente dos nossos ancestrais das cavernas que era essencialmente vegetariana e se extinguiu, pois o consumo de vegetais, por mais que não fosse escasso, não era suficiente pra prover a energia necessária e nem o desenvolvimento cerebral.


Com a evolução, nos tornamos ONÍVOROS. Nosso aparelho digestivo é adaptado para o consumo de carne e vegetais, todos em suas devidas proporções. Mas afinal de contas, a proteína que necessitamos pro bom funcionamento do nossos corpo essencialmente deve ser de origem animal? NÃO!
O Homo sapiens sp é o animal que possui o maior gasto de energia pra manter o corpo funcionando,  precisamos de proteínas e aminoácidos essenciais pra ter a energia necessária pra essa manutenção, porém esses aminoácidos essenciais só podem ser adquiridos através da ingestão de alimentos e a forma mais fácil (porém tb mais prejudicial) é a proteína de origem animal. A maioria dos vegetais não possuem esses aminoácidos essenciais, porém com as pesquisas foram descobertas combinações de vegetais, cereais e frutas secas que substituem muito bem essa necessidade proteica humana.

Opa, peraí... Quer dizer que seguindo uma alimentação essencialmente vegetal, nós conseguimos encontrar os aminoácidos necessários pra produção de energia suficiente pro bem estar corporal? A resposta é SIM!

Mas então surgem 2 novas perguntas: Isso quer dizer que nós conseguimos encontrar TODOS os nutrientes necessários (proteínas, vitaminas, aminoácidos e fibras) nos vegetais?
E se isso for possível, essa dieta "Vegana" é de fácil acesso a todas as pessoas de todas as regiões do planeta?

A resposta eu vou deixar pro próximo post porque o assunto é longo e vou dividir pra não ficar chato de ler, ok? Não percam o próximo capítulo!






terça-feira, 24 de julho de 2012

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada...

Minha relação com meu cabelo sempre foi a mais estranha possível. Costumo dizer q qdo nasci, um demônio do 7º círculo do inferno se apossou das minhas madeixas e reside lá desde então, o que justificaria o cheiro de enxofre e as cinzas que saem dele de vez em qdo...rsrsrsrrs!

Não tive um "Bad Hair Day" e sim uma "Bad Hair Life"! Descobri que única forma de deixar o demônio do 7º círculo mansinho é com muita tintura, fato que me deixa bem satisfeita, pq eu realmente não gosto da cor natural do meu cabelo! Já tentei de tudo, as massagens com cremes e óleos da moda, as caseiras, alisamento, químicas mil e só me dei por satisfeita quando comecei a pintar, sendo assim, a única forma de exorcizar o demônio é pintando ele!
 Com essa nova descoberta de exorcismo, eu acabo mudando a cor do meu cabelo (e o comprimento) com uma certa frequência mas confesso q estou apaixonada pela cor atual (mas só pela cor!) e provavelmente ela vai permanecer por algum tempo.

Ultimamente minha rotina capilar é lavar e usar leave in (creme de pentear para os leigos), pintar qdo a raiz está com mais ou menos 1 dedo de comprimento e eventualmente fazer uma hidratação, tipo 1 vez por mês (ou até menos) e ainda assim é uma luta diária pra deixar minhas madeixas (pelo menos) apresentáveis!

Mas que mulher está satisfeita com seus cabelos? Se são lisos querem enrolar, se são crespos querem alisar, a cor é uma das primeiras coisas que mudam na vida capilar feminina, uma hora curtíssimos, outras longos demais e assim caminha a vida, e graças a Deus somos assim, pq continuar sempre igual, com a mesma cara e mesmo cabelo é MUITO chato!





Meu lindo cabelinho atual, "ginger" style!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz Día del Amigo!

ÓOOOOObvio q eu ia falar sobre isso, né? ADORO ser clichê em datas comemorativas e acho que pessoas q não gostam de datas comemorativas, e reclamam disso, são rabugentas e chatas #prontofalei!

E amigo é a família que a gente escolhe, a família do coração! São pessoas que amamos, independente dos defeitos, que nos fazem felizes, que possuem laços afetivos mais fortes que nossos próprios familiares de sangue, é o amor incondicional, gratuito, leve, sem cobranças... Ama simplesmente pq a pessoa existe e te faz feliz!
Eu entendo quando ex amigos se tornam grandes inimigos, pq foi tirado deles esse amor e a felicidade que vem junto, é muito sofrimento romper amizades e justifica o ditado que diz amor e ódio são faces diferentes da mesma moeda, um ex amigo é um amor machucado, mal cuidado e fica rancoroso, magoado, sofre, faz mal... Mas ainda assim é um tipo de amor!

Então, meu Feliz Dia do Amigo pros que tanto amo: Marido, familiares, amigos-irmãos, colegas, conhecidos... E também pros desafetos que um dia foram afetos!

Só pra constar, o título está em espanhol pq o Dia do Amigo foi inventado pelos Argentinos! E não falem mal, eu sou brasileira mas adoro a Argentina! <3

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Remoer até gastar...

Mudei o template do blog! Aquele antigo era lindo, mas o fundo com imagem atrapalhava mto a leitura, principalmente pra quem tem astigmatismo (eu!). Esse tb é fofo, vai?

Mas então, o tema de hj é "remoer até gastar". Eu não ia falar sobre isso, mas ontem descobri que uma pessoa invadiu o Gtalk de uma das minhas amigas-irmãs e se fez passar por ela pra saber informações da minha vida.

Eu não sou uma pessoa muito madura pra minha idade, mas tem coisas q realmente são complicadas de aceitar (ou entender) o porque uma pessoa adulta faz.
Uma delas é se passar por outra pessoa pra saber da vida de alguém, sem falar que isso é crime (invasão de conta privada, falsidade ideológica e roubo de identidade) e já existem delegacias especializadas em crimes pela internet que são direcionadas pra casos desse tipo...

Enfim, uma pessoa comete um crime pra saber da vida de alguém, o q pensar?
1ª que a pessoa é tem algum transtorno psicológico e precisa urgente de tratamento...
2º que deve estar faltando roupa pra passar, louça pra lavar, casa pra varrer e mente desocupada vcs sabem...
3º é uma pessoa muito mal amada pra ter tanto trabalho só pra saber da vida de alguém...
4º eu devo ter feito muito mal a essa pessoa e ela deve ser muito apaixonada por mim pra ser stalker desse jeito.
Não tem como pensar coisa boa desse tipo de atitude, né?

Como minha vida é a mais comum possível e eu nunca escondo nada de ninguém mesmo, a tal pessoa deve ter ficado frustradíssima com as coisas que descobriu, hauahauahua! No fim das contas, a maior prejudicada foi a minha amiga que teve a conta roubada, tanto que já está tomando as providencias legais e vai levar o caso a justiça. (Quem quis brincar de stalker vai descobrir que não se brinca com adultos sem ter uma consequência, enfim, pessoa infeliz!).

Mas o q isso tem a ver com remoer até gastar? No meu caso, tudo! Eu sou do tipo de pessoa que quando está com raiva precisa manifestar, encher o saco, gritar, falar o tempo todo disso até (literalmente) gastar e aí o assunto para de ter importância totalmente, como se nunca tivesse existido!
Essa situação em particular meu deu muita raiva e tô aqui remoendo pra gastar!

Guardar raiva, mágoa, ódio causa uma série de doenças psicossomáticas sérias, incluindo o câncer, então o melhor a se fazer é ser chata, encher o saco das pessoas reclamando, falando, gritando, chorando, pentelhando e aí, qdo menos se espera, aquilo passa. Como se a tempestade interna que esses sentimentos negativos nos fazem acalmasse, virasse uma linda tarde de outono com céu limpo e o assunto esgota!

Só como última informação, já praticamente sabemos quem foi a pessoa muito "normal e  equilibrada" (só que não) que fez essa gracinha! (Conselho "diameega" pra vc, coisa fofa, é bom coçar o bolso e arranjar um bom advogado... Fik Dik!)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mas eu me mordo de ciúuuumes...


Esse texto vai ser longo, pq o assunto é complexo, arrisca a ler?

O título foi pra ilustrar, pq se tem uma coisa q eu realmente odeio é ciúmes. Odeio inclusive qdo eu sinto, pq as vezes é meio inevitável, mas eu tento trabalhar todas as vezes que esse sentimento irracional brota.
Não gosto de ciúme, não gosto de gente ciumenta e o que mais me irrita: gente ciumenta que diz que não é ciumenta!


Bem, como vocês sabem sou casada (não? claro que sabem, tá escrito ali do lado, em "Quem sou eu"), e pra minha grande sorte, meu marido não é ciumento. Se é, nunca demonstrou! Aliás, eu tive a grande sorte dos meus últimos relacionamentos terem sido com pessoas desprovidas dessa coisa inconveniente e por conta disso, resolvi expurgar esse sentimento de mim... Sim, é possível deixar de ser uma pessoa ciumenta e vou lhes dizer como: SEJA RACIONAL! Sim, é simples!

O ciúmes é um sentimento doentio, irracional, primitivo e venenoso. Essa coisa de "um pouquinho de ciúmes significa cuidado/amor/carinho, é saudável", ou "se vc não sente ciúmes é pq não gosta/não dá valor", todos esses argumentos são "BULLSHIT", é desculpa esfarrapada que ciumentos inventaram pra justificar seus ataques histéricos, descontrolados e irracionais.
Veja bem, o tempo em que seres humanos eram propriedade de outros seres humanos já passou, portanto o termo "ninguém é de ninguém" não poderia ser mais apropriado nesse caso.

Falando em termos de relacionamento amoroso, o fato da pessoa ter ciúmes do seu parceiro (a) não vai criar uma barreira mágica que impedirá que a pessoa "pule a cerca". 
Me usando de exemplo, eu estou casada há pouco mais de 1 ano, sem filhos humanos (apenas felinos), trabalho como Home Office e meu marido numa empresa de jogos online, no mesmo bairro em que moramos. Nos vemos todos os dias de manhã, a noite e eventualmente qdo ele vem almoçar em casa. Alguns dias da semana eu vou pra casa da minha mãe e durmo lá. 
Ele diz pra mim que vai pro trabalho e eu obviamente acredito. Eu não o acompanho, não sei se realmente ele foi pro trabalho ou pra casa de uma amante ou se ele tem alguma amante no próprio trabalho, pq ele não tem horário fixo, já que trabalha numa empresa que funciona 24h, e não raro precisa trabalhar nos fins de semana e feriados. 
O que me resta além de acreditar nele? Se é isso mesmo que ele faz, se não tem ninguém na empresa que o interesse, eu TENHO que acreditar pra vivenciar um relacionamento feliz.

Agora imaginem se eu fosse uma pessoa ciumenta, isso impediria de ele me dizer que tá indo trabalhar no fim de semana e ir pra casa de alguma amante? ou de ter um casinho com alguém do trabalho? NÃO!
CIÚMES NÃO TE PROTEGE DOS GALHOS NA CABEÇA, MEU BEM! 
Aliás, dizem por aí que se a mulher começa ter ciúmes de alguma amiga do namorado/marido q ele nunca olhou antes, acaba plantando uma sementinha na cabeça do dito cujo e é aí q ele vai começar a olhar diferente pra tal amiguinha! 
Quem quer trair o faz sem que o outro perceba, com ou sem ciúmes. E já que o ciúmes só faz mal, desgasta, estressa, causa um monte de doenças psicossomáticas, é melhor deixar ele pra lá e ser feliz, com ou sem galhada! Afinal, eles (ou elas) não são nossa propriedade e na hora q encherem o saco da gente vão embora da mesma forma que vieram, o ciúmes ainda colabora pra eles partam mais cedo.


Outro tipo de ciúmes, talvez o tipo que me irrita mais, é o ciúme de amizade. Olha, eu já senti muito esse tipo de ciúmes qdo era mais nova, mas qdo meus amigos tinham ciúmes de mim me irritava tanto, mas tanto q eu tomei nojo e comecei a trabalhar pra não sentir mais.
Eu simplesmente não entendo, não é porque temos outros amigos é que deixamos de ser amigos de fulano ou beltrano. 
NÃO nascemos com uma quantidade limitada de "sentimento de amizade" e a medida que fazemos novos amigos, a parcela desse sentimento pelos amigos antigos vai diminuindo
Mais uma vez, não somos propriedade de ninguém! Não somos obrigados a dar prioridade a ninguém também!

Conheço fulano a 10 anos e ciclano a 2. Se fulano e ciclano me chamam pra sair, mas o programa do ciclano tem mais a ver comigo, me é mais interessante, obviamente vou optar por ele, independente do tempo de amizade que temos. Também não sou obrigada a levar todos os meus amigos mais antigos a todos  os eventos que sou convidada!
Amizade com obrigação perde o sentido, deixa de ser amizade e vira praticamente um relacionamento de trabalho, e sinceramente ninguém gosta de relacionamentos de trabalho!

Ter ciúmes de amigos sufoca a relação, faz com que os amigos se afastem, pois é desagradável demais conviver com esse tipo de obrigação e cobranças o tempo todo.
Amigos devem estar juntos por prazer! Se suas amizades te dão alegrias, são leves, divertidas, vc vai querer sempre estar perto da pessoa, então automaticamente optará por eventos e programas que seus amigos possam estar incluídos. Isso é NATURAL, não é forçado e obrigatório!
Eu sou da seguinte ideologia: "fique amigo do amigo do seu amigo!", por que pensa só, se seu amigo gosta tanto da pessoa, é pq ela deve ser ótima, então pq não ter uma amizade com ela também?

Pra concluir, eu ODEIO ciúmes, seja de relacionamento amoroso ou amizade (apesar de ter amigos que amo muito, são essenciais na minha vida, mas são muito ciumentos, né? rsrsrsrsrs). Quando um amigo tem ataque de ciúmes, eu prendo a respiração, conto até 10 pra me acalmar e ignoro solenemente o ataque de ciúmes dos amigos, pois não abro mão de nada por conta desses ataques!

Eu disse que o texto era grande, poderia ser maior pois não falei sobre o "ciúme de objetos pessoais", mas fica pra um outro post porque agora tem uma gatinha carente e muito ciumenta pedindo atenção enquanto eu digito!